Notícia
22.11.2022Onze empresas espanholas são reconhecidas pela Iberdrola por sua vanguarda no combate às mudanças climáticas
- Os Prêmios ao Fornecedor do Ano 2022 busca destacar a tecnologia espanhola e enfatizar sua posição de liderança internacional
- Todos os anos, a empresa de energia realiza compras de mais de 2,4 bilhões de euros de seus fornecedores espanhóis
- Mario Ruiz-Tagle, CEO da Iberdrola Espanha, parabeniza os vencedores do prêmio, já que seu sucesso torna possível o sucesso da empresa
A Iberdrola entregou hoje os Prêmios ao Fornecedor do Ano na Espanha 2022, um reconhecimento que procura destacar a tecnologia espanhola e enfatizar sua posição de liderança internacional. Nesta edição, os prêmios foram para um total de 11 empresas que se destacaram por estarem na vanguarda das mudanças climáticas.
Com estes prêmios, a Iberdrola reconhece o papel fundamental que cada colaborador desempenha na realização dos projetos estratégicos do grupo e destaca a importância de criar um ecossistema de fornecedores que trabalhe com os mesmos objetivos.
Todas as empresas reconhecidas compartilham valores tais como segurança, inovação, criação de empregos, internacionalização e sustentabilidade. Além disso, colaboram com a Iberdrola em sua estratégia para uma economia descarbonizada, baseada em seus investimentos em energias renováveis e redes de distribuição cada vez mais inteligentes, projetos de armazenamento em larga escala e seu compromisso com soluções inovadoras para seus clientes.
Em 2021, a Iberdrola realizou compras relacionadas a equipamentos, materiais, obras e serviços por mais de 2,405 bilhões de euros de quase 4.400 fornecedores na Espanha. Na Espanha, 84% dessas compras foram feitas de fornecedores locais, muitos deles PMEs, uma porcentagem em linha com a média mundial do grupo.
Em 2022, nos primeiros 10 meses, este volume faturado aos fornecedores na Espanha já soma quase 2 bilhões de euros, números que reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento dos fornecedores locais e a criação de empregos indiretos.
De acordo com as perspectivas para 2023-2025, os investimentos na Espanha ultrapassarão o valor de 6 bilhões de euros em três anos. Até 2030, as atividades da Iberdrola apoiarão mais de 500.000 empregos em todo o mundo ao longo da cadeia de fornecimento. Desse número, mais de 85.000 empregos estarão na Espanha.
A entrega destes prêmios, realizada esta tarde na Torre Iberdrola em Bilbau, foi presidida por Mario Ruiz-Tagle, CEO da Iberdrola Espanha, acompanhado pelo Diretor Global de Pessoas e Serviços e pelo Delegado Institucional da Iberdrola no País Basco, Asís Canales. Também participaram mais de 240 convidados, incluindo numerosos representantes das empresas fornecedoras com as quais a Iberdrola colabora na Espanha.
Em seu discurso, Mario Ruiz-Tagle enfatizou que os fornecedores são necessários e cumprem uma função importante. "Sem seu trabalho, compromisso, dedicação e desempenho diário, não poderíamos continuar sendo uma empresa responsável, sustentável e resiliente", destacou. Além disso, Ruiz-Tagle lembrou que o investimento da empresa na Espanha ultrapassará 6bmilhões de euros em 2025, o que significará um total de 85.000 empregos.
Os Prêmios ao Fornecedor do Ano na Espanha 2022 consistem em 11 categorias, que reconhecem empresas por seu foco em inovação e competitividade, diversidade e igualdade, prevenção e qualidade dos riscos profissionais, sustentabilidade, criação de empregos ou sua vocação para a internacionalização.
O Prêmio de Melhor Fornecedor do Ano foi para a Ormazabal. O Prêmio especial de 2022 foi para esta empresa basca por sua vasta experiência de trabalho com a Iberdrola, sempre respondendo com o mais alto nível de qualidade, desenvolvendo em conjunto soluções e flexibilidade de fornecimento. A Ormazabal é mais um socio do que um fornecedor, compartilhando riscos com uma qualidade contínua de comunicação e sendo líder no setor em melhores práticas.
O prêmio na categoria Fabricante de Equipamentos foi para a Gonvarri Solar Steel das Astúrias. Este fornecedor presta grande apoio em vários projetos-chave para a Iberdrola, mostrando flexibilidade, qualidade de serviço, equipamento confiável e preço competitivo no campo das energias renováveis.
O prêmio de Internacionalização foi concedido à empresa Deutsche Windtechnik, um fornecedor de Aragão que acompanha a Iberdrola na estratégia de modelos globais de manutenção eólica fora da Espanha e em novos mercados.
Na categoria Empreendedorismo e Inovação, o vencedor foi a Beeplanet, uma start-up com base em Navarra que instala baterias de segunda vida (economia circular) em pontos de recarga. Eles desenvolveram um produto escalável que acelera a implantação de pontos de carga rápida.
Na categoria Diversidade e Igualdade, a empresa de Castela-Mancha INAEL foi reconhecida por seu compromisso de implementar medidas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades, apoiando políticas que possam beneficiar grupos com dificuldades especiais ao fabricar equipamentos e materiais para as redes elétricas da Iberdrola.
O prêmio de Digitalização e novas tecnologias foi concedido à empresa sediada em Madri BLUETAB (grupo IBM) por seu trabalho em Big Data, Cloud, Data Management e Data Governance. De acordo com a empresa de tecnologia, espera-se contratar 300 profissionais nos próximos três anos para o HUB de novos talentos em Biscaia.
A empresa premiada na seção de Obras e Serviços Técnicos foi a Lizelan de Guipuzcoa por seu serviço decisivo na eliminação de anomalias de poda no setor de distribuição de eletricidade, realizando seu trabalho com alta qualidade.
Em Serviços Não Técnicos, o vencedor foi a empresa JA Garrigues, sediada em Madri, o escritório de advocacia líder da Iberdrola na Espanha, prestando serviços de assessoria jurídica em diferentes áreas, alinhados com os mais altos padrões internacionais de governança corporativa.
O prêmio Transição Energética foi para a Eco Energías del Guadiana de Extremadura, reconhecida por seus serviços de gestão ambiental e contratos de co-desenvolvimento de usinas solares fotovoltaicas. Como resultado desta colaboração, a Iberdrola construiu e colocou em operação mais de 1.900 novos MW solares, além de ter mais 575 MW em construção e 380 MW em um estágio avançado de processamento.
Na categoria de Sustentabilidade e contribuição ODS, a Iberdrola reconheceu o trabalho da empresa galega Mil SA Trillo Galicia, que após realizar um plano de melhoria em termos ESG solicitado pela Iberdrola, posicionou-se com mais de 90 pontos de 100 no modelo de Sustentabilidade ESG.
Nesta edição, a Iberdrola também premiou a empresa asturiana IDESA (GDA-Windar) pela sua gestão eficiente e máxima segurança com os tanques de armazenamento de hidrogênio para a usina de H2 da Iberdrola em Puertollano, em Ciudad Real.