O QUE É O ECODESIGN?

Ecodesign: como fazer produtos sustentáveis e satisfazer o consumidor

#sustentabilidade ambiental #sociedade #lazer

Em um mundo no qual quase estamos chegando aos 8 bilhões de pessoas, o velho paradigma de comprar-usar-descartar da economia linear ficou obsoleto e nos leva a um futuro incerto. Neste contexto é que nasce o ecodesign, produtos sustentáveis que incluem critérios ecológicos em todas as suas fases: concepção, desenvolvimento, transporte e reciclagem.

Temos que produzir melhor e com mais eficiência por uma razão evidente: as matérias-primas e os recursos naturais não são infinitos e poderiam se esgotar se não cuidarmos deles. Alguns deles como a água são essenciais para a vida, enquanto que setores fundamentais da economia como, por exemplo, a indústria tecnológica depende dos minerais. As coisas pioram para o planeta se a estes problemas somamos as emissões de CO2 e o gasto energético dos centros de produção.

UMA PRODUÇÃO E UM DESIGN SUSTENTÁVEIS

Segundo Greenpeace, atualmente utilizamos 50% a mais de recursos naturais que há 30 anos. Devido ás consequências do consumismo, a ONU está demandando um novo modelo produtivo que otimize os recursos e a energia, que desenvolva infraestruturas sustentáveis, melhore o acesso aos serviços básicos e crie empregos ecológicos e de qualidade.

Os benefícios ambientais da produção sustentável também atingem a indústria e a cidadania. A ONU defende que este sistema é bom para todos porque melhora a qualidade de vida de milhões de pessoas, reduz a pobreza, aumenta a competitividade e reduz os custos econômicos, ambientais e sociais.

Os benefícios do ecodesign.#RRSSOs benefícios do ecodesign.

 VER INFOGRÁFICO: Os benefícios do ecodesign [PDF]

O QUE É O ECODESIGN E POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Estamos fazendo algo errado como sociedade quando precisamos de 7.500 litros de água para confeccionar umas calças jeans - essa é a mesma quantidade que uma pessoa bebe em sete anos —. Este dado da ONU de 2019 é a ponta do iceberg de um problema que precisa de soluções como o ecodesign. Esta nova filosofia concebe produtos sustentáveis do começo ao fim, onde a produção, distribuição e consumo devem adequar-se a critérios ecológicos.

O ecodesign é uma parte essencial da economia circular, uma estratégia que tenta prolongar indefinidamente o valor dos produtos, mantendo-os dentro de um circuito fechado e isento de resíduos. O design com materiais sustentáveis permite que os bens da economia circular terminem sua vida útil em condições de terem novas funções, diferentemente da economia linear que se baseia no princípio de comprar-usar-descartar.

CARACTERÍSTICAS E EXEMPLOS DE ECODESIGN

As características do design de novos produtos sustentáveis são várias e entre as mais importantes se destacam:

 Menos material
Ao produzir devemos otimizar a quantidade de materiais e energia. Desta forma é possível proteger os recursos e reduzir as emissões.

 Reciclagem fácil
Devem ser evitados aspectos que retardem a desmontagem e usar materiais que sejam fáceis de identificar, reutilizar ou reciclar.

 Uso de materiais biológicos
É conveniente que o material seja de um só tipo e biodegradável, sem importar se é natural ou derivado.

 Duradouro
As formas e os materiais sustentáveis devem durar para prolongar a vida útil do produto o máximo possível.

 Multifuncional, reutilizável e reciclável
Os produtos devem ser adequados para usos diversos e suscetíveis de serem reutilizados e fabricados com materiais recicláveis.

 Redução das emissões
O tamanho adequado dos produtos poupa material e consumo durante o transporte, diminuindo assim as emissões de CO2.

 Inovadores
A inovação tecnológica pode ajudar a melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos produtos.

 Mensagem ecológica
O design sustentável difunde a sustentabilidade com mensagens que fazem parte do mesmo produto.

Os exemplos de ecodesign abrangem bens de consumo tão diversos como móveis biodegradáveis, louça de vidro reciclado, xícaras de café comestíveis, escovas de dentes e óculos de sol de bambu, roupa e calçados feitos com plástico oceânico e até joias de ouro ecológico.

CERTIFICAÇÕES DE DESIGN SUSTENTÁVEL

O ecodesign tem regulamentos próprios, quecredenciam a natureza sustentável dos produtos comercializados no mercado. Existem três certificações:

  • Cradle to Cradle (C2C): este sistema certifica e promove a inovação em produtos sustentáveis com um método de avaliação baseado em cinco aspectos: saúde material, reutilização dos materiais, uso de energias renováveis, administração da água e responsabilidade social.
  • ISO 14062: esta norma internacional de gestão ambiental avalia a integração dos aspectos ambientais no design e desenvolvimento do produto.
  • ISO 14001: esta norma permite que as empresas certifiquem seu compromisso com a defesa do meio ambiente com a gestão dos riscos ecológicos próprios da atividade que realizam.