ECONOMIA CIRCULAR

A economia circular, um novo modelo de produção e consumo sustentável

Representa uma alteração radical de perspectiva nas pessoas e empresas no momento de lidar com a falta de recursos, o impacto ambiental, a criação de valor e o emprego.

Economía circular.

Uma Europa que utilize eficazmente os recursos é uma iniciativa que faz parte da estratégia Europa 2020 que pretende generar un crecimiento inteligente, sostenible e integrador. Com o apoio do Parlamento e do Conselho Europeu, é atualmente a principal estratégia europeia para gerar crescimento e emprego e seus principais objetivos são:

  • Melhorar os resultados econômicos reduzindo ao mesmo tempo o uso dos recursos;
  • Identificar e criar novas oportunidades de crescimento econômico e impulsionar a inovação e a competitividade da UE;
  • Garantir a segurança do fornecimento de recursos essenciais;
  • Lutar contra as mudanças climáticas e limitar os impactos ambientais do uso dos recursos.

A geração de resíduos como resultado da atividade econômica e do consumo gerado nas residências é um dos maiores problemas que o planeta enfrenta. Só os países da OCDE geram 572 milhões de toneladas de lixo por ano, 44% da geração global. Além disso, de acordo com o Banco Mundial, 46,7% dos resíduos são provenientes dos países de maior renda per capita que é onde a sociedade de consumo desempenha um papel fundamental.

Cada espanhol gera quase 440 quilos de lixo em casa, e a soma de todas as residências do país alcança cerca de 21 milhões de toneladas de lixo por ano. Esses valores, embora enormes, chocam quando postos na balança do planeta: no mundo são contabilizados mais de 3,5 milhões de toneladas de resíduos por dia, de acordo com um relatório do Banco Mundial. Por ano, essa magnitude se eleva a 1,3 bilhão de toneladas.

Para mitigar as eventuais consequências ambientais é necessário reduzir ao mínimo a geração de resíduos e favorecer a manutenção dos produtos, materiais e recursos na economia durante o maior espaço de tempo possível. Essas são as bases da denominada economia circular, que busca um novo modelo de produção e consumo de bens e serviços ligado à sustentabilidade.

As fases da economia circular.#RRSSAs fases da economia circular.

A economia circular está muito ciente dos processos de produção e visa reutilizar, consertar ou reciclar aumentando a fabricação e o consumo sustentáveis. Dessa forma, além de reduzir os resíduos, economiza energia e contribui para evitar os danos irreversíveis causados no que se refere ao clima e à biodiversidade, e à poluição do ar, do solo e da água, por causa da utilização dos recursos a um ritmo que ultrapassa a capacidade da Terra para renová-los.

A sociedade em seu conjunto pode e deve contribuir para fazer da economia circular uma realidade amplamente divulgada. A ONU, por exemplo, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável luta por uma produção e um consumo responsáveis (objetivo 12). Esses objetivos, um total de 17, são ambiciosos e universais, e representam uma chamada para ação a fim de abordar os principais desafios ambientais, sociais e econômicos que o planeta enfrenta. A colocação em prática da expressão 'nada se perde, tudo se transforma' é uma boa forma de contribuir com nosso pequeno grãozinho de areia.
 

 Contra as mudanças climáticas

 Meio ambiente