Notícia

06.02.2024

Iberdrola é reconhecida por mais um ano com a classificação "A" por sua transparência em relação às mudanças climáticas

  • O grupo presidido por Ignacio Galán foi reconhecido pelo CDP por sua liderança em transparência corporativa e desempenho em mudanças climáticas, entrando na chamada Lista A ('A List', em inglês) publicada anualmente.
  • Sua continuidade demonstra mais uma vez seu forte compromisso com os mais altos padrões ambientais e seu compromisso com a descarbonização.
     

A Iberdrola mantém seu forte compromisso com a descarbonização. A empresa permanece por mais um ano no indicador de mudanças climáticas mais prestigiado do mundo, o CDP, obtendo a pontuação mais alta. De acordo com os dados publicados pelo CDP, a empresa faz parte de um pequeno número de companhias que alcançaram a classificação "A", entre mais de 21.000 empresas analisadas.

O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar cada uma das organizações, atribuindo uma pontuação de A a D – com base na integridade da divulgação, no conhecimento e na gestão dos riscos ambientais e na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, como a definição de metas ambiciosas e significativas –.

Totalmente alinhado com a Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), o CDP possui o maior banco de dados ambiental do mundo, cujas pontuações são usadas para orientar as decisões de investimento e aquisição em direção a uma economia sustentável, resiliente e sem carbono. 

Em 2023, mais de 740 instituições financeiras com mais de 136 trilhões de dólares em ativos solicitaram às empresas que divulgassem dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma CDP, alcançando um recorde de participação de mais de 24.000 empresas.

Além da inclusão neste índice, o Grupo também obteve uma alta pontuação nos principais índices internacionais de sustentabilidade, incluindo o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, Moody's ESG, MSCI, FTSE4Good, Sustainalytics, ISS-ESG, Bloomberg GHG, EcoVadis, etc.

Líder mundial em sustentabilidade 

A Iberdrola incorporou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas para o horizonte de 2030, em sua estratégia empresarial e em sua política de sustentabilidade, e é referência por sua contribuição direta aos objetivos globais, destacando suas contribuições no campo da energia e das mudanças climáticas.

A empresa foca seus esforços no fornecimento de energia limpa e acessível (objetivo 7) e na ação climática (objetivo 13). Além disso, o Grupo contribui diretamente para garantir água potável e saneamento (objetivo 6), aumentou seu investimento em atividades de P&D+I (objetivo 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para estabelecer parcerias para a implementação dos objetivos (objetivo 17).

A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a autossuficiência energética e em seu papel proativo como agente ativo na luta contra as mudanças climáticas. Atualmente, a Iberdrola tem mais de 41.000 megawatts (MW) de capacidade instalada de energia renovável em todo o mundo e conta com uma produção de energia elétrica livre de emissões de mais de 80%.