Notícia

2023-07-13 10:23:00.0

EnergyLOOP e Surus se unem para lidar com a reciclagem de pás de aerogeradores eólicos

  • A empresa criada pela FCC Ámbito e pela Iberdrola fecha parceria com a empresa espanhola especializada em economia circular e desmontagem

Madri, 13 de julho de 2023. A ENERGYLOOP, empresa de propriedade da FCC Ámbito e da Iberdrola para a reciclagem de componentes de parques eólicos, assinou um acordo de colaboração com a SURUS, companhia espanhola líder em agregar valor por meio da realização de projetos relacionados à sustentabilidade e à economia circular com o objetivo de fornecer uma solução conjunta para a reciclagem de pás de aerogeradores em projetos de repotenciação de parques eólicos.

A Espanha é um país líder na produção de energia eólica, sendo a quinta do mundo no ranking de países com a maior capacidade instalada de energia eólica e a segunda da Europa. De acordo com a Associação Espanhola de Energia Eólica (AEE), a Espanha tem 1.345 parques eólicos com mais de 22.000 aerogeradores e uma capacidade instalada de 30.000 MW, produzindo 61.176 GWh de energia em 2023, o que representa 27,1% da demanda de energia do país. Aliás, o setor de energia eólica contribui com mais de 3 bilhões de euros para o PIB espanhol e emprega mais de 30.000 pessoas.

Para continuar mantendo essa liderança em energia eólica, é necessário modernizar os parques eólicos na Espanha, já que, tanto pela idade (mais de 36% dos aerogeradores têm mais de 15 anos) quanto pela eficiência e contribuição para a sustentabilidade, eles precisam ser renovados. A repotenciação de um parque eólico consiste na substituição de equipamentos antigos, menos potentes e menos eficientes por novas máquinas de maior capacidade e desempenho, permitindo aumentar o uso dos recursos eólicos. Para incentivar esse processo de renovação, e considerando que a Espanha pretende, de acordo com o recente esboço do Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (PNIEC), cobrir 81% da demanda de energia com fontes renováveis até 2030, o Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico lançou em dezembro uma chamada de 223 milhões de euros para a repotenciação de parques eólicos.

Uma das consequências dos projetos de repotenciação que será abordada é a necessidade de fornecer uma solução sustentável para as pás das turbinas eólicas que forem substituídas, levando em conta que existem mais de 66.000 pás instaladas na Espanha. Esses elementos são feitos de poliéster reforçado com fibra de vidro ou fibra de carbono, materiais que podem ser usados em um processo de recuperação caso uma pá não consiga encontrar uma segunda vida útil.

A ENERGYLOOP foi criada como resposta à recuperação de componentes de pás de aerogeradores e sua reutilização em setores como o de energia, aeroespacial, automotivo, têxtil, químico e construção. Sua atividade começará com o início da produção, em 2024, no município de Cortes, em Navarra, de uma fábrica inovadora de reciclagem de pás que exigirá um investimento de cerca de 10 milhões de euros. A lógica dessa atividade explica o acordo de colaboração com uma empresa como a SURUS, especialista na desmontagem circular de instalações industriais e com ampla experiência na repotenciação de parques eólicos. Segundo o acordo, a SURUS fornecerá um fluxo de elementos dos projetos em que executa sua solução de desmontagem circular e oferecerá à ENERGYLOOP a reciclagem das pás que não tenham sido comercializadas para reutilização.

Nas palavras de Luis Sanz, diretor administrativo da ENERGYLOOP, "essa colaboração com a SURUS, que tem uma riqueza de conhecimentos, sem dúvida fortalecerá a atividade da ENERGYLOOP e dará um forte impulso à economia circular, melhorando a competitividade e a sustentabilidade necessárias".

De acordo com Adolfo Cancelo, sócio-gerente da SURUS, "esse acordo nos permite continuar contribuindo com nosso conhecimento e experiência no mercado como um importante participante da atual cadeia de valor de repotenciação eólica, juntamente com um consórcio do calibre da ENERGYLOOP, tudo isso dentro do contexto da estrutura de nosso compromisso com a sustentabilidade e a economia circular".

Sobre a ENERGYLOOP

A ENERGYLOOP é a empresa de propriedade da Iberdrola, por meio de seu programa PERSEO, e da FCC Ámbito, filial da FCC Servicios Medio Ambiente, que conta com o apoio da Siemens Gamesa Energias Renováveis e cujo objetivo é liderar a reciclagem de componentes de instalações renováveis, um dos maiores desafios do setor a médio e longo prazo. O objetivo inicial é a recuperação de componentes de pás de aerogeradores e sua reutilização em setores como energia, aeroespacial, automotivo, têxtil, químico e construção. A ENERGYLOOP contribui para a transformação do setor de energia eólica em uma economia verdadeiramente circular, investindo em soluções integradas de reciclagem de pás. Essa iniciativa também melhorará sua competitividade e sustentabilidade graças à pesquisa e à implementação de novas tecnologias de reciclagem que permitirão absorver as quantidades crescentes de resíduos e adotar soluções cada vez mais eficientes.

Sobre a SURUS

A SURUS é a empresa espanhola líder em agregar valor à sociedade, às empresas e às administrações públicas por meio da execução de projetos relacionados à sustentabilidade e à economia circular. Desde 2010, desenvolvemos projetos turn key de consultoria, desmontagem e reutilização, lidando com a desativação de qualquer tipo de instalação com o objetivo de priorizar a reutilização dos ativos resultantes, maximizando a reciclagem e reduzindo a quantidade de resíduos gerados. Esses ativos são comercializados por meio de leilão em nosso portal Escrapalia, onde temos uma grande base de centenas de milhares de clientes potencialmente interessados em adquiri-los. www.surusin.com.