Gestão sustentável da égua

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertava em 2015 que a Terra teria um déficit de água de 40% até 2030 se o rumo do consumo atual não fosse alterado. Apesar dos avanços em relação ao uso responsável e ao saneamento desse recurso natural, o crescimento demográfico representa um grande desafio onde a sociedade, os governos e as empresas devem colaborar se quiserem obter resultados positivos.
O consumo humano e comercial, as atividades agrícolas e industriais, a geração energética e de alimentos de uso cotidiano... todos estes fatores exigem grandes quantidades de água, a qual está ameaçada pela poluição e pela mudanças climáticas. É imprescindível tomar consciência da necessidade da gestão eficiente dos recursos hídricos, garantindo sua qualidade e evitando sua degradação para não comprometer nem colocar em risco sua disponibilidade futura.
VER INFOGRÁFICO: Você já ouviu falar da pegada hídrica? [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
A proteção e o consumo sustentável da água constituem um dos pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), para que todos os recantos do planeta tenham acesso à água limpa, livre de poluição e gerenciada de forma responsável.
Em consonância com os ODS, a Iberdrola controla exaustivamente o uso e os consumos específicos desse recurso. A empresa está posicionada como uma das utilities com melhor produtividade de água (vendas/água utilizada)*. O objetivo da empresa é reduzir a intensidade do uso/produção de água em 50% em 2030, em comparação com 2019. Mas a proteção desse recurso também envolve um grande respeito pela biodiversidade.
* De acordo com a classificação da Global 100 que selecionou entre as principais 'utilities'.
A Iberdrola e o uso da água(*) Nota
Armazenamento de energia(*) Nota
(*) Disponível na versão em espanhol.