Limpeza de painéis solares

Limpeza de painéis solares, essencial para manter sua eficiência energética

Eficiência energética Energia fotovoltaica PERSEO

As melhorias na eficiência e a redução drástica no custo dos painéis fotovoltaicos permitiram que a energia solar se tornasse uma parte fundamental do mix energético. Entretanto, é necessário ter processos de limpeza que evitem o acúmulo de sujeira e detritos nos painéis, garantindo seu correto funcionamento e aumentando sua eficiência.

Placas solares

Limpeza de painéis solares, essencial para manter sua eficiência energética (versão em inglês).

Limpeza de painéis solares

Ícone de uma nuvem de CO2.

As partículas transportadas pelo ar têm um impacto direto sobre uma usina fotovoltaica. Alguns estudos e relatórios mostram que tal contaminação pode reduzir a eficiência dos painéis solares em até 25%.

Ícone de um sol e do campo.

"Quando a sujeira e os detritos atingem os painéis solares, impede que a luz solar chegue até eles. Isso produz pontos quentes, o que faz com que os painéis não funcionem corretamente", explica Teresa Ojanguren Fernández, engenheira de projetos da Iberdrola Renovables.

Painel solar e ícone de sol.

A limpeza correta dos painéis solares permite uma maior utilização da luz solar como fonte de energia limpa, algo fundamental para alcançar a descarbonização e combater as mudanças climáticas. 

Ícone de raio

Neste sentido, a usina fotovoltaica de Núñez de Balboa, construída em Badajoz e com capacidade para fornecer energia limpa a 250.000 casas, se destaca como um exemplo de manutenção. Esta instalação da Iberdrola, a maior da Europa, produz cerca de 832 GWh por ano graças a seus 1.430.000 painéis fotovoltaicos, instalados sobre 288.000 fundações e com um peso total de 12.100 toneladas.

Ícone de uma mão com uma engrenagem.

A start-up espanhola SCM foi selecionada em um desafio lançado pelo Programa internacional de start-up Iberdrola - PERSEO em busca de soluções de baixo custo, sustentáveis e secas para melhorar os processos de limpeza de painéis solares. O projeto vencedor, conhecido como modelo Sahara, consiste em um sistema de limpeza composto de elementos mecânicos (caixas de engrenagens, rodas, escovas), eletrônicos (sistema operacional programável, sensor de fim de percurso) e auxiliares. Além disso, permite que várias filas sejam limpadas ao mesmo tempo, sem a necessidade de água.

Fonte: FT