Notícia
2025-04-16 13:17:00.0 - 2025-04-16 13:17:00.0 UTC +02:00ScottishPower concede à HSM Offshore Energy a construção da subestação de seu parque eólico 'offshore' East Anglia Two
A ScottishPower Renewables, subsidiária de energias renováveis da Iberdrola no Reino Unido, firmou contrato com a HSM Offshore Energy para realizar os serviços de engenharia, suprimentos, construção, instalação e operação da subestação offshore de seu parque eólico East Anglia Two, localizado no Mar do Norte. No acordo também inclui a fundação de tipo jacket que sustentará a estrutura.
A subestação offshore de alta tensão terá um peso aproximado de 5.100 toneladas, enquanto sua fundação de tipo jacket pesará cerca de 3.700 toneladas. A instalação terá como função principal coletar a energia gerada pelos aerogeradores, converter a tensão elétrica e transportar essa eletricidade por meio de cabos submarinos até a rede de transmissão em terra firme.
A previsão é que a construção tenha início no quarto trimestre de 2025. A fundação jacket deverá estar pronta para instalação no terceiro trimestre de 2027, e a parte superior da subestação será instalada até o final do mesmo ano.
O parque eólico offshore East Anglia Two, de 960 MW, estará localizado no sul do Mar do Norte, a aproximadamente 33 km da costa de Suffolk, em seu ponto mais próximo de Southwold, e a 37 km de Lowestoft, onde a ScottishPower tem sua base de operações e manutenção eólica offshore. Quando estiver em operação, produzirá energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a quase um milhão de residências.
Com capacidade instalada de 960 MW, o parque eólico offshore East Anglia Two estará situado ao sul do Mar do Norte, a aproximadamente 33 quilômetros da costa de Suffolk, no ponto mais próximo da cidade de Southwold, e a cerca de 37 quilômetros de Lowestoft — local onde está a base de operações e manutenção offshore da ScottishPower —. Após sua entrada em operação, o empreendimento terá capacidade para fornecer energia limpa suficiente para atender o consumo equivalente de quase um milhão de residências.
Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da ScottishPower Renewables.