Notícia

2020-11-03 00:00:00.0

Iberdrola avança no maior projeto de hidrogênio verde da Europa com a adjudicação do eletrolisador

  • Seleciona a Nel Hydrogen Electrolyser como fornecedor preferencial para a construção de um sistema de produção de hidrogênio via eletrólise de 20 MW · A companhia elétrica trabalha para promover uma cadeia de fornecedores para o desenvolvimento de eletrolisadores na Espanha
  • O maior complexo de hidrogênio verde para uso industrial da Europa estará em funcionamento em 2021 em Puertollano, após um investimento de 150 milhões de euros

A Iberdrola avança no maior complexo de hidrogênio verde para uso industrial da Europa, localizado em Puertollano, após selecionar como fornecedor preferencial a empresa europeia Nel Hydrogen Electrolyser (uma divisão da Nel ASA) para a construção de um componente essencial do projeto, um sistema de produção de hidrogênio via eletrólise. A solução Proton PEM® da empresa Nel, desenvolvido durante décadas em todo o mundo, se apresenta agora na primeira plataforma comercial de 20 MW de potência instalada.

Da mesma forma, a companhia elétrica trabalha para liderar a criação de uma cadeia de fornecedores para o desenvolvimento de eletrolisadores na Espanha.

O projeto de hidrogênio verde de Puertollano (Ciudad Real), fruto da parceria entre a Iberdrola e a Fertiberia, estará funcionando em 2021, após um investimento de 150 milhões de euros. O projeto será composto por uma usina solar fotovoltaica de 100 MW, um sistema de baterias de íon-lítio com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh e um sistema de produção de hidrogênio com eletrólise (20 MW). Sua construção criará 700 postos de trabalho e, uma vez operacional, evitará a emissão de 39.000 tCO2/ano[1].

O hidrogênio verde produzido será usado na fábrica de amoníaco da Fertiberia nesta localidade. A instalação já é uma das mais eficientes da União Europeia, com uma capacidade de produção superior a 200.000 t/ano. A Fertiberia atualizará e modificará sua instalação para poder utilizar a produção do hidrogênio verde e fabricar fertilizantes verdes. Desse modo, poderá reduzir em mais de 10% as necessidades de gás natural e será a primeira empresa europeia do setor que desenvolve uma experiência em larga escala de produção de amoníaco verde.

A instalação se desenvolve em uma localização privilegiada, com um importante polo industrial e onde está situado o Centro Nacional do Hidrogênio, que prestou assessoria durante sua criação.

A Iberdrola e a Fertiberia apresentaram recentemente sua proposta de inovação, que poderia tornar a Espanha um líder industrial no setor do hidrogênio verde caso se concretize seu projeto integral, que contempla o desenvolvimento de 800 MW de hidrogênio verde nas instalações da Fertiberia de Puertollano (Ciudad Real) e Palos de la Frontera (Huelva) até 2027. A iniciativa representa um investimento de 1,8 bilhão de euros nos próximos sete anos e poderia fazer da Espanha o primeiro país com 100% de produção completamente verde de amoníaco para fertilizantes.

O projeto, que é fruto da colaboração privada e pública, nasce com a mesma ambição que o Governo mostrou em seu Roteiro do hidrogênio verde e necessitaria do apoio do Fundo Europeu de Recuperação para a execução das três últimas fases.





[1] Incluem a redução de emissões nos processos das instalações industriais da Fertiberia

Acesso a informação legal