Notícia

2022-02-02 11:28:00.0

A maior usina de hidrogênio verde da Europa é protagonista da Expo de Dubai no Dia da Espanha

•    O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, visitou a mostra onde está exposta a maquete da usina da Iberdrola em Puertollano

A maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa atraiu toda a atenção na Dubai Expo no Dia da Espanha. O projeto, desenvolvido pela Iberdrola e localizado no pavilhão espanhol, foi visitado pelo presidente do governo, Pedro Sánchez, que conduziu a visita. 

A usina está sendo finalizada em Puertollano (Ciudad Real).  Com um investimento de 150 milhões de euros, a iniciativa criará até 700 empregos e evitará emissões de 48.000 tCO2/ano. 

O hidrogênio verde produzido na central será utilizado na fábrica de amoníaco da Fertiberia que existe na cidade. Isto permitirá a fabricação de fertilizantes sem utilizar combustíveis fósseis ou emitir dióxido de carbono, ajudando a reduzir a pegada climática do setor agrícola.

O presidente reafirmou o firme compromisso da Espanha com a energia limpa, destacando a importância de alocar recursos para transformar o sistema energético a fim de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e escapar da volatilidade dos preços, por um lado, e avançar para a descarbonização total da economia até 2050, por outro.

Os principais objetivos são construir uma transição energética projetada e fabricada na Espanha e aumentar as oportunidades econômicas, de inovação e de emprego da indústria associada, a fim de posicionar a Espanha como uma referência tecnológica em energias limpas. Com relação ao hidrogênio, o objetivo é que a Espanha contribua com pelo menos 10% dos 40 gigawatts de produção previstos para a União Europeia.

A Espanha planeja mobilizar mais de 16 bilhões de euros para acelerar a revolução verde, dos quais 1,5 bilhões de euros serão destinados até 2023 ao desenvolvimento do hidrogênio verde no país, dado o grande potencial de produção deste vetor energético. 

Em seu compromisso de liderar a transição energética, a Iberdrola encabeça o desenvolvimento do hidrogênio verde com mais de 60 projetos em oito países (Espanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, entre outros) para responder às necessidades de eletrificação e descarbonização de setores como a indústria e o transporte pesado. A empresa criou uma nova unidade de negócios de hidrogênio verde, com a qual pretende se posicionar como líder mundial nesta tecnologia. Dessa forma, o grupo está na vanguarda do novo desafio tecnológico de produzir e fornecer hidrogênio a partir de fontes de energia limpa. 

A Iberdrola também começou a produzir hidrogênio verde na Zona Franca de Barcelona, que abastecerá os ônibus metropolitanos de Barcelona e os trens da CAF após uma parceria assinada recentemente. 

Dentro do plano de investimento da Iberdrola até 2030, que totaliza 150 bilhões de euros, o hidrogênio verde será um importante vetor de crescimento. A Iberdrola já está desenvolvendo vários projetos que permitirão a descarbonização da indústria e do transporte pesado na Espanha e no Reino Unido, assim como o desenvolvimento de sua cadeia de valor. O grupo possui atualmente uma carteira de hidrogênio verde que exigirá investimentos de mais de 3.000 milhões de euros até 2030 para a produção de 134.000 toneladas por ano. A empresa também apresentou 54 projetos ao programa Next Generation EU, o que fomentaria investimentos de 2,5 bilhões de euros para atingir uma produção anual de 60.000 toneladas de hidrogênio verde.

A Exposição Universal está sendo realizada na capital dos Emirados até 31 de março de 2022 e conta com pavilhões de 192 países, incluindo o Pavilhão Espanhol, que se destaca por sua marcante arquitetura bioclimática adaptada a um ambiente desértico.