Notícia

2022-11-03 12:44:00.0

Fornecemos com sucesso hidrogênio verde à CAF em Saragoça para os testes dinâmicos com o trem de demonstração do projeto FCH2RAIL

  • A empresa forneceu este combustível 100% sustentável a partir da usina de hidrogênio que tem em operação na Zona Franca de Barcelona, a primeira na Espanha para uso comercial.
  • O projeto Green Mobility PLAZA, que continua avançando em sua busca de ajuda em nível europeu e que está trabalhando para consolidar a demanda, já possui terrenos em estágio avançado de negociação dentro da plataforma logística de Saragoça.

A Iberdrola concluiu com sucesso o fornecimento de hidrogênio verde à CAF em Saragoça para os testes dinâmicos em trilhos do trem de demonstração movido a hidrogênio do projeto FCH2Rail.

A solução para o fornecimento de hidrogênio consistiu em transportá-lo da usina de hidrogênio da Iberdrola em operação na Zona Franca de Barcelona, a primeira a entrar em funcionamento na Espanha para uso comercial, até Saragoça, e a instalação de uma solução dispensadora que permitisse o carregamento dos tanques do trem com as maiores garantias de operabilidade e segurança. Esta é a primeira vez que o hidrogênio verde é reabastecido em um semirreboque para a distribuição em uma estação comercial de hidrogênio com estas características.

Estes testes reafirmam o compromisso da Iberdrola e da CAF, que formaram uma aliança para promover o uso do hidrogênio verde no setor ferroviário e no transporte de passageiros, e que nasceu da convicção de ambas as empresas de oferecer soluções abrangentes de mobilidade sustentável, desde o fornecimento de material rodante e infraestrutura de reabastecimento até usinas de produção de hidrogênio verde e infraestruturas de energia renovável.

Aragão, um polo de inovação sustentável

O primeiro fornecimento de hidrogênio verde da Iberdrola à CAF confirma o interesse da Iberdrola em impulsionar a cadeia de desenvolvimento na região, já que a empresa planeja fornecer hidrogênio verde à CAF para este projeto e outros a serem desenvolvidos por outras empresas a partir da futura usina de hidrogênio do projeto Green Mobility PLAZA, em uma região pioneira na pesquisa graças ao trabalho da Fundação Hidrógeno Aragón.

A Iberdrola está liderando este projeto, que prevê a construção de uma estação de hidrogênio na Plataforma Logística PLAZA em Saragoça, que permitirá a produção e fornecimento de hidrogênio verde para o transporte rodoviário e ferroviário e, assim, avançar rumo a uma mobilidade cada vez mais sustentável. O projeto, que continua avançando na busca de subsídios europeus e está trabalhando na consolidação da demanda, já conta com terrenos em estágio avançado de negociação dentro da PLAZA.

Além disso, o projeto do hidrogênio é acompanhado por uma estação de recarga ultrarrápida com carregadores de 180 kW que permitirão recarregar dois veículos elétricos pesados ou quatro veículos elétricos leves que, devido à localização estratégica e à potência considerada, serão essenciais para promover a eletrificação do transporte no eixo A-2 e contribuirão para a descarbonização da Plataforma Logística PLAZA.

Novo desafio tecnológico

Em seu compromisso de liderar a transição energética, a Iberdrola lidera o desenvolvimento do hidrogênio verde com mais de 60 projetos para responder às necessidades de eletrificação e descarbonização de setores como a indústria e o transporte pesado. Está, portanto, na vanguarda do novo desafio tecnológico colocado pela produção e fornecimento de hidrogênio a partir de fontes de energia 100% renováveis no processo de eletrólise.

A empresa é a primeira a tornar o hidrogênio verde uma realidade e, além das instalações de Barcelona que entraram em funcionamento em janeiro, já inaugurou em Puertollano a maior fábrica de hidrogênio verde para uso industrial da Europa, utilizando 100% de eletricidade renovável no processo de eletrólise para a produção de amônia e fertilizantes verdes na fábrica da Fertiberia em Puertollano (Ciudad Real), uma iniciativa que consolida a Iberdrola como uma empresa de referência no uso dessa tecnologia sustentável.