10 termos relevantes energia hidrelétrica

Top 10 termos mais relevantes em energia hidrelétrica

Eficiência energética Agua Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é amplamente conhecida, mas quantos conceitos associados a esta energia renovável somos capazes de definir? Portanto, propomos 10 termos relevantes para entender a energia hidrelétrica e seu papel-chave no aumento da sustentabilidade e da transição energética.

Hidraulica
Você sabe a diferença entre uma represa e um reservatório?

A energia hidrelétrica remonta aos primeiros moinhos que utilizavam energia hidráulica para moer grãos. No século XIX, os geradores foram adicionados a este tipo de energia, dando origem ao que conhecemos hoje como energia hidrelétrica, cujo potencial é atualmente imenso. Não apenas porque é 100% energia renovável, mas também porque não produz emissões poluentes e tem a enorme vantagem de ser capaz de responder às necessidades da demanda em tempo real. Isto o torna uma ferramenta fundamental para aumentar a segurança e garantir o fornecimento de eletricidade.

Para saber mais sobre esta energia, vamos analisar os 10 termos mais relevantes da energia gerada em uma usina hidrelétrica. Do que é exatamente uma barragem e como ela difere de um reservatório para como funciona uma turbina hidrelétrica. 

10 principais termos de energia hidrelétrica

Barragem


Uma barragem é uma obra civil construída para armazenar e regular a água. Em geral, ele é construído sobre um curso de água de modo a permitir o acúmulo das contribuições naturais de um rio, mas também pode ser localizado fora dos cursos de água naturais, permitindo a criação de reservatórios alimentados por condutos hidráulicos.  Existem diferentes tipos de barragens, dependendo dos materiais com que são construídas, sua forma e até mesmo seu propósito. Em geral, estas estruturas são projetadas para desviar um curso de água, ou para armazenar e administrar as contribuições naturais dos rios, descarregando-as sob demanda de acordo com os usos estabelecidos, entre os quais estão fundamentalmente a hidrelétrica, o abastecimento e a irrigação. 

Reservatório


Um reservatório é o volume de água acumulada por meio de uma barragem, cuja origem pode ser devida à contribuição do rio que ele regula ou a transferências de água de condutos hidráulicos. 

Queda d'água


A altura entre o nível do reservatório superior e o nível do leito do rio ou do reservatório inferior para o qual a água é devolvida. 

Spillway


O vertedouro é a estrutura projetada em uma barragem para drenar com segurança os fluxos que entram em um reservatório em situações de inundação.
Estas estruturas podem ser localizadas na própria barragem ou em um circuito separado, e podem ser controladas por portões. 

Circuito hidráulico


O circuito hidráulico consiste em todos os elementos pelos quais o fluxo é desviado de um reservatório para um curso de água ou para outro reservatório. 
Se o fluxo flui à pressão atmosférica, este elemento do circuito é chamado de canal, enquanto que se opera à pressão e em uma seção fechada, é chamado de conduto.

Damper


As comportas são os dispositivos mecânicos utilizados em barragens e circuitos hidráulicos para regular o fluxo de água. 

Turbina de água 


Uma turbina hidráulica é um elemento localizado em um circuito hidráulico que capta a energia de um fluido que passa por ela para produzir um movimento rotativo que, transferido por meio de um eixo, é transferido para um gerador elétrico que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

hidráulica

 VER INFOGRÁFICO: Termos mais relevantes em energia hidrelétrica [PDF]


Dependendo de sua funcionalidade, as usinas hidrelétricas são classificadas da seguinte forma:

Centrais elétricas de água corrente


A operação da planta se adapta ao regime de vazão do rio, sem alterá-lo, simplesmente desviando-o através de um circuito hidráulico. Estas plantas não têm uma grande capacidade de armazenamento e operam continuamente, embora variem ao longo do ano, dependendo do fluxo natural do rio. A energia produzida não pode ser adaptada às necessidades de cobrir a demanda de eletricidade.

Plantas de regulação


Este tipo de instalação permite que a água seja armazenada e seu funcionamento seja regulado para atender às necessidades da demanda. A capacidade de armazenamento é obtida por meio de um reservatório localizado a montante da planta e, dependendo de sua capacidade, é chamada de regulamentação sazonal, anual ou mesmo hiper-anual.

Instalações reversíveis ou de armazenagem por bombagem


Estas plantas, ao contrário das anteriores, permitem que a água circule rio acima do reservatório inferior para o reservatório superior. 
Estas instalações, enquanto geram eletricidade, são capazes de acumular energia elétrica, bombeando água para um reservatório superior, contribuindo para uma maior geração de energia renovável não gerenciável, proporcionando também estabilidade, segurança e sustentabilidade ao sistema elétrico sem criar qualquer tipo de emissão para a atmosfera.