Complexo eólico 'offshore' East Anglia Hub

East Anglia Hub: o nosso maior projeto de energia eólica 'offshore' em todo o mundo

Projetos Iberdrola Eólica offshore Reino Unido

O grupo Iberdrola construirá em águas do Reino Unido o macrocomplexo eólico offshore de East Anglia Hub, que agrupará três projetos com uma capacidade instalada total de 2.900 MW: East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. As obras, cujo investimento é de 10 bilhões de libras, começou em 2022 e durarão quatro anos.

East Anglia Hub
Projeto em andamento

Complexo eólico offshore East Anglia Hub

Ubicación
Localização Mar do Norte (Reino Unido)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 2.900 MW
Inversión
Investimento 6,5 mil milhões de libras
Inicio obras
Início dos trabalhos 2022

O grupo Iberdrola — através de sua filial no Reino Unido ScottishPower Renewables Link externo, abra em uma nova aba. — promoverá East Anglia Hub, um macrocomplexo eólico offshore que terá uma capacidade instalada de 3.100 MW e um investimento próximo a 10 bilhões de libras. Além disso, um novo pacote de investimento de mais 6 bilhões - sujeito à obtenção de autorizações - duplicará a capacidade de geração renovável e impulsionará a descarbonização no Reino Unido.

Essa potência é suficiente para abastecer com energia limpa 2,7 milhões de residências britânicas e representa mais de 7,5 % do objetivo de 40 GW de energia eólica offshore estabelecido pelo governo do Reino Unido até 2030. O parque de East Anglia Hub contribuirá de forma considerável para atingir essa meta, apoiando a recuperação verde em âmbito regional e nacional e ajudando a cumprir os compromissos de neutralidade climática.

Esta infraestrutura, que será o maior projeto eólico offshore da companhia em todo o mundo, incluirá três dos desenvolvimentos que a Iberdrola tem em sua carteira atualmente na área de East Anglia (zona sul do Mar do Norte): East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. Os parques eólicos offshore serão construídos de forma simultânea, o que permitirá reduzir o tempo de construção e colocação em serviço, aumentar as oportunidades para a cadeia de suprimentos, diminuir o custo da energia limpa e contribuir ativamente para os objetivos offshore do país.

O East Anglia Hub já tem as aprovações para seus 2.900 MW no Reino Unido, com a construção começando em 2022 e a ser concluída em 2026.

Click para ver video

East Anglia Hub terá 2.900 MW.

Siemens Gamesa, fornecedora preferencial das turbinas 

A Iberdrola, através da ScottishPower Renewables, selecionou a Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) como fornecedora preferencial para proporcionar e instalar uma das turbinas eólicas mais potentes e produtivas do mundo em seu projeto East Anglia Hub. As duas empresas chegaram a um acordo para trabalhar juntas no próximo leilão Contracts for Difference, previsto para o final do ano, com a intenção de fechar acordos para o fornecimento e instalação de turbinas até então.

A seleção de uma empresa fornecedora preferencial neste momento permitirá que a Iberdrola e a SGRE somem forças tanto no que se refere ao plano do projeto quanto ao desenho de uma turbina de nova geração de 14 MW de potência unitária, a fim de conseguir mais eficiência e maximizar as oportunidades para a cadeia de suprimentos.

Além disso, a Iberdrola chegou a um acordo com a Navantia-Windar para a fabricação de 45 monopiles destinadas ao parque eólico offshore East Anglia 3. Este novo contrato empregará 450 pessoas e faz parte do acordo assinado entre as empresas para a instalação dos novos parques eólicos offshore. Toda a fabricação será realizada no estaleiro naval de Fene (Corunha).

O possível fornecimento e instalação de 200 turbinas para o parque East Anglia Hub, por parte da SGRE, permitirão replicar e maximizar os êxitos do trabalho conjunto realizado no East Anglia ONE criando empregos e apoiando a cadeia de suprimentos do Reino Unido.

Os projetos do Hub também ajudarão a dar o pontapé inicial em um pipeline de investimentos econômicos contínuos para fortalecer as oportunidades de emprego e negócios em todo o leste da Inglaterra. A SPR continuará a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais e as universidades para maximizar os benefícios econômicos para a população local, aproveitando o sucesso do East Anglia ONE.

Com este desenvolvimento, a Iberdrola se converterá em um dos principais operadores de energia eólica offshore do Reino Unido, onde já opera o parque East Anglia ONE (714 MW de capacidade).

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.387 MW de energias renováveis em operação após o primeiro trimestre de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.