COMPLEXO EÓLICO OFFSHORE EAST ANGLIA HUB

East Anglia Hub: o nosso maior projeto de energia eólica offshore em todo o mundo

O grupo Iberdrola construirá em águas do Reino Unido o macrocomplexo eólico offshore de East Anglia Hub, que agrupará três projetos com uma capacidade instalada total de 3.100 MW: East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. As obras, cujo investimento é de 6,5 bilhões de libras, começarão em 2022 e durarão quatro anos.

Localização
Mar do Norte (Reino Unido)

Capacidade total instalada
3.100 MW

Investimento total
6,5 bilhões de libras

Início das obras de construção
2022

Complexo eólico offshore
East Anglia Hub

O grupo Iberdrola — através de sua filial no Reino Unido ScottishPower Renewables — promoverá East Anglia Hub, um macrocomplexo eólico offshore que terá uma capacidade instalada de 3.100 MW e um investimento próximo a 6,5 bilhões de libras.

Esta infraestrutura, que será o maior projeto eólico offshore da companhia em todo o mundo, incluirá três dos desenvolvimentos que a Iberdrola tem em sua carteira atualmente na área de East Anglia (zona sul do Mar do Norte): East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. Os parques eólicos marinhos serão construídos de forma simultânea por meio de um programa contínuo de instalação para aproveitar as economias de escala.

East Anglia THREE [PDF] — de 1.400 MW — estará localizado a 69 quilômetros (offshore) da costa de Norfolk, perto da área metropolitana de Londres. Este primeiro projeto já tem a autorização de construção. Os dois restantes — que perfazem outros 1.700 MW — já enviaram toda a documentação necessária para a licença. O início das obras está previsto para 2022 e espera-se que continuem durante quatro anos.

O grupo financiará o projeto através de contratos com o governo britânico e de acordos privados. Os principais fornecedores do complexo poderiam ser anunciados nos próximos 10 meses.

Com este desenvolvimento, a Iberdrola se converterá em um dos principais operadores de energia eólica offshore do Reino Unido. A companhia está construindo na mesma área do Mar do Norte outro parque eólico offshore, East Anglia ONE, que entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2020 e fornecerá eletricidade para cerca de 630.000 lares ingleses, graças a seus 714 MW de capacidade instalada.
 

Conheça o parque eólico offshore East Anglia ONE. Acesso.