Parque eólico 'offshore' East Anglia ONE

East Anglia ONE, o maior parque eólico da história da Iberdrola

Instalações operacionais Eólica offshore Reino Unido Escócia

O Grupo Iberdrola, através de sua filial ScottishPower Renewables, colocou em operação aquela que é até agora a maior instalação eólica com as máximas dimensões da sua história e uma das maiores do mundo desse tipo: o parque eólico offshore East Anglia ONE, nas águas britânicas do Mar do Norte. Com uma potência instalada de 714 megawatts (MW), as 102 turbinas que compõem o parque já estão funcionando e produzindo energia limpa para 630.000 residências britânicas.

East Anglia One
Instalaçao operacional

Projeto East Anglia ONE

Ubicación
Localização Mar do Norte (Reino Unido)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 714 MW
Inversión
Investimento 2,5 bilhões de libras
Puesta en marcha
Entrada em operação 2020

Localizado no Mar do Norte —aproximadamente a 50 quilômetros da costa do condado inglês de Suffolk—, East Anglia ONE Link externo, abra em uma nova aba. contou com um investimento de 2,5 bilhões de libras, tendo o grupo Iberdrola 60 % das participações e a Green Investment Group (GIG), do grupo Macquarie, 40 %.

O projeto entrou em operação dentro do prazo previsto inicialmente. De fato, aproximadamente 20 % da instalação das turbinas foi realizada durante o período de confinamento no Reino Unido, obrigando a companhia e seus profissionais a alterarem sua dinâmica de trabalho: foram disponibilizadas embarcações menores para reduzir ao máximo as tripulações, assim como foram criados espaços de convivência entre os profissionais para que não tivessem contato com pessoas alheias ao projeto e desenvolvidos protocolos de saúde específicos, evitando dessa forma mudanças nas equipes.

Além disso, no âmbito de seu apoio contínuo ao crescimento econômico das áreas onde desempenha sua atividade, a ScottishPower Renewables adjudicou a uma empresa de Great Yarmouth — cidade localizada na costa de Norfolk na Inglaterra — um importante contrato para o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A Gibb Safety & Survival será a responsável pelo fornecimento de roupa de proteção, equipamentos de trabalho em alturas e equipamentos de resgate, sobrevivência e marinhos. Essa empresa também se encarregará da manutenção e gerenciamento dos EPI.

A construção do parque East Anglia ONE impulsionou a incipiente indústria eólica offshore na Europa e criou emprego para 3.500 pessoas em vários países (Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Emirados Árabes Unidos), além de ser fundamental para vários setores, tal como o naval. A esses empregos devemos adicionar os 100 postos de trabalho fixos e qualificados criados para a realização de tarefas de operação e manutenção do parque, na base Lowestoft, na costa leste do Reino Unido, localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Londres.

Características técnicas do Parque East Anglia One 

  • O parque ocupa uma extensão de 300 km2, o equivalente a 40.000 campos de futebol.
  • O complexo East Anglia ONE tem 102 aerogeradores de 7 MW de potência unitária fornecidos pela Siemens Gamesa, com uma altura de 167 metros (dois metros a mais que a Torre Iberdrola de Bilbau, Espanha) e pás de 75 metros.
  • As fundações, tipo jacket, foram fabricadas pela Navantia em Fene (Galiza, Espanha), pela Lamprell nos Emirados Árabes Unidos e pela Harland & Wolff em Belfast (Irlanda). Windar construiu as estacas em Avilés (Astúrias, Espanha).
  • A subestação offshore Andalucía II, fabricada pela Navantia em Puerto Real (Cádiz, Espanha), será a encarregada de coletar a eletricidade gerada pelos aerogeradores e transformar a tensão para poder transferi-la para a costa. Para tal, foram instalados dois cabos de exportação no fundo do mar, cada um deles de cerca de 85 quilômetros.
  • Esses cabos se conectam a outros seis subterrâneos de aproximadamente 37 km, desde Bawdsey até um novo transformador na subestação terrestre de Burstall, que conecta o parque eólico offshore à rede nacional.
  • A base de operações e manutenção, situada no porto de Lowestoft, dirigirá o funcionamento diário do parque durante seus mais de 30 anos de vida útil. Inaugurada em outubro de 2019, está composta pelo centro de coordenação marinha, pelos escritórios técnicos e pelo armazém, dando emprego a uma centena de pessoas.

 Revista 'The East Angle'. Número de verão 2019: "East Anglia Offshore Windfarm Projects" Link externo, abra em uma nova aba.

 East Anglia ONE: aerogeradores* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

 East Anglia ONE: fundações* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

 East Anglia ONE: subestação* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

 East Anglia ONE: jackets* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

 East Anglia ONE: altura dos aerogeradores* Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Gisela Pulido: entre os aerogeradores do East Anglia One

A embaixadora da Iberdrola e dez vezes campeã mundial, Gisela Pulido, realizou um desafio nunca antes visto: velejar com sua prancha de kitesurf em um parque eólico offshore, especificamente no East Anglia ONE. Depois de viajar mais de 50 km do porto de Lowestoft, de onde a expedição partiu, o parque eólico da ScottishPower se tornou o cenário ideal para uma experiência de navegação tão especial. Gisela estava em mar aberto, sozinha com as turbinas eólicas, sua pipa de kitesurf, sua prancha e apenas uma energia: o vento.

Gisela Pulido, velejando com sua prancha de kitesurfe no parque eólico East Anglia One.

Documentário 'Unidos Pelo Vento'

No âmbito da Cúpula das Nações Unidas para o Clima (COP25), o Grupo Iberdrola apresentou o documentário Unidos pelo vento, que mostra o lado mais social do parque eólico offshore East Anglia ONE. Mais de vinte trabalhadores, tanto da companhia quanto de vários de seus fornecedores, comentam a importância do trabalho em equipe, do companheirismo e do treinamento para implementar uma infraestrutura desta magnitude e complexidade, bem como sobre o efeito indutor que este projeto está tendo nas economias locais.

Unidos_Viento_746x419

'Unidos pelo vento', um documentário produzido pela Iberdrola sobre East Anglia ONE.

 Acesse o documentário completo

Uma das maiores instalações renováveis do mundo 

East Anglia ONE é parte de um projeto ainda mais ambicioso. A Iberdrola promoverá um macrocomplexo eólico offshore denominado East Anglia Hub que estará composto por outros três parques: East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. O novo desenvolvimento, que somará uma capacidade instalada total de 3.100 MW, começará a ser construído em 2022, significando um investimento de 6,5 bilhões de libras (mais de 7,6 bilhões de euros).

Iniciativa 'Frond Mats'

Como resposta à aposta contínua da empresa em pesquisa e inovação em energia eólica, a ScottishPower está desenvolvendo nas águas do parque East Anglia ONE a iniciativa Frond Mats (mantos vegetais), que utiliza a vegetação submarina sintética para reduzir os efeitos das correntes e proteger os aerogeradores dos efeitos da erosão, gerando uma economia significativa.

Algas_marinas_746x419

Projeto Frond Mats, inovação no parque East Anglia ONE. Locución del vídeo (versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.387 MW de energias renováveis em operação após o primeiro trimestre de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.  

 

   

 

 

 

* Disponível na versão em espanhol.