Notícia

2023-09-13 14:26:00.0

Começa a instalação dos 62 aerogeradores de Vineyard Wind nos Estados Unidos

O processo de instalação das 62 turbinas eólicas que compõem o primeiro grande projeto eólico offshore do Grupo Iberdrola nos Estados Unidos, o Vineyard Wind, acaba de começar. A Avangrid anunciou o início desta fase após realizar o transporte da primeira turbina eólica GE Haliade-X do Marine Commerce Terminal em New Bedford para o local da usina, cerca de 55 km ao sul da península de Cape Cod, nas águas de Massachusetts.

"No último ano, alcançamos marcos importantes no desenvolvimento do Vineyard Wind 1 da Avangrid, mas a instalação da primeira turbina do projeto é um marco único para a energia eólica offshore, energia limpa e ação climática nos Estados Unidos", disse o CEO da Avangrid, Pedro Azagra. "Estamos orgulhosos de que a mão de obra sindical local seja pioneira na instalação das enormes turbinas da GE, que aproveitarão os ventos da costa de Massachusetts para fornecer energia a mais de 400.000 residências e empresas em toda a Commonwealth."

O Vineyard Wind 1 será composto por 62 turbinas eólicas com capacidade para gerar 806 megawatts, o suficiente para abastecer mais de 400.000 residências e empresas na Comunidade de Massachusetts. Parte do portfólio do Grupo Iberdrola de mais de 41.000 megawatts de energia renovável em operação, o projeto faz parte de um conjunto de ativos globais que inclui projetos offshore no Reino Unido, Alemanha e França.

O tamanho das turbinas eólicas e sua capacidade impressionam:

  • A GE Haliade-X é a maior turbina do Ocidente. Com uma potência de até 13 MW (expansível até 13,6 MW), cada aerogerador é capaz de fornecer energia a mais de 6.000 residências e empresas.
  • A rotação de apenas um deles pode abastecer uma residência em Massachusetts por um dia inteiro. 
  • Cada turbina eólica tem o dobro da altura da Estátua da Liberdade, medida a partir da superfície da água.
  • As pás têm 107 metros de comprimento cada, que é o comprimento do campo do Gillette Stadium em Foxborough, Massachusetts.
  • A área de rotação das pás é equivalente a sete campos de futebol.
  • O diâmetro do rotor chega a 220 metros, aproximadamente a altura da famosa ponte Golden Gate de São Francisco.
  • Os componentes transportados para a área do projeto pesam um total de 1.700 toneladas métricas combinadas, o que é mais do que oito aeronaves Boeing 747.

Para mover os componentes, foram usadas duas barcaças com mais de 120 metros de comprimento, as únicas capazes de transportar verticalmente as enormes peças da turbina Haliade-X da GE. Depois de instalada, a Haliade-X terá mais de 260 metros de altura, o que é três vezes a altura do conhecido edifício Flat Iron em Manhattan, Nova York.

Com mais de 800 MW de capacidade instalada e um investimento de 2,5 bilhões de euros, espera-se que o Vineyard Wind 1 reduza as emissões de carbono em mais de 1,6 milhão de toneladas métricas por ano, o equivalente a tirar 325.000 carros das ruas anualmente. O projeto criará 3.600 empregos equivalentes em tempo integral (FTE) e economizará 1,4 bilhão de dólares para seus clientes nos primeiros 20 anos de operação.