Notícia

2024-01-04 09:29:00.0

Iniciamos operação de Vineyard Wind I, o maior parque eólico 'offshore' dos EUA

  • A companhia elétrica conclui o trabalho inicial de operação para fornecer energia eólica offshore a Massachusetts pela primeira vez.
  • Com uma capacidade de 806 MW e um investimento de mais de 2,7 bilhões de euros, o projeto levará eletricidade para mais de 400.000 residências e empresas.

A Iberdrola iniciou a operação do parque eólico offshore Vineyard Wind I, o primeiro projeto em grande escala dessa tecnologia nos Estados Unidos. Com 806 MW de capacidade, a instalação já começou a fornecer energia verde para o estado de Massachusetts, onde mais de 400.000 residências serão abastecidas com eletricidade eólica, o que representa mais da metade do tamanho de uma cidade como Boston ou de toda a ilha de Palma de Mallorca. 

O projeto, que espera ter cinco turbinas operando em sua capacidade total até o início do ano, contou com um investimento de 3 bilhões de dólares (mais de 2,7 bilhões de euros nas taxas de câmbio atuais) garantido por meio de contratos com as três principais concessionárias de eletricidade do estado. O parque eólico começou a ser construído em 2021 e estará totalmente operacional em 2024, quando evitará a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano, o equivalente a remover de circulação 325.000 veículos das ruas.

Cada uma das turbinas, cujas peças de transição foram fabricadas em Avilés pela empresa asturiana Windar Renovables, pode fornecer energia para mais de 6.000 residências e empresas. Compostas por uma torre, três pás e uma nacele, elas têm uma capacidade nominal de 13 megawatts (MW), sendo a maior turbina do mundo ocidental. Assim, uma única rotação pode alimentar uma casa em Massachusetts durante um dia inteiro. 

"Finalmente estamos fornecendo energia eólica offshore limpa para a rede de Massachusetts. Este é um momento decisivo para a ação climática nos Estados Unidos e estamos vivenciando um amanhecer para o setor eólico offshore do país. À medida que a capacidade desse projeto histórico entra em operação, seguiremos apoiando todos os sócios que tornaram essa conquista possível", afirmou Pedro Azagra, CEO da Avangrid, subsidiária da Iberdrola nos EUA.

Em outubro passado, a Avangrid e o grupo dinamarquês de investidores Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), coproprietário do projeto, anunciaram que a Vineyard Wind 1 havia fechado um pacote de capital fiscal de 1,2 bilhão de dólares (cerca de 1,135 bilhão de euros), o primeiro desse tipo para energia eólica offshore em escala comercial com três bancos dos EUA.

Uma grande cadeia de fornecedores

A empresa espanhola Windar Renovables foi contratada para fabricar as 62 fundações para as turbinas eólicas. O contrato, no valor de quase 100 milhões de euros, criou cerca de 400 empregos em suas instalações nas Astúrias. 

O Grupo Prysmian da Itália foi responsável pelo funcionamento do sistema de cabos submarinos que conectará o parque eólico offshore à rede continental dos EUA. No total, foram necessários mais de 134 quilômetros de cabos de energia de corrente alternada de alta tensão. A empresa norte-americana Southwire foi responsável pela concepção, fabricação e instalação de mais de 51 quilômetros de cabos de alta tensão em terra. 

Em julho de 2023, foi concluída a instalação da subestação offshore, que atenderá a todo o projeto Vineyard Wind I. É a primeira subestação desse tipo instalada pela Iberdrola nos Estados Unidos e a sexta no mundo, pesando mais de 5.000 toneladas, o que a torna a maior já instalada pela empresa.

Líder em energia eólica 'offshore'

Dentro da carteira de renováveis da Iberdrola, a energia eólica offshore é uma tecnologia que desempenha um papel importante. Nos últimos anos, a empresa apostou em novas plataformas de crescimento com grande potencial como Polônia, Suécia, Irlanda, Estados Unidos, Brasil, Filipinas e Japão, o que lhe permitiu contar atualmente com uma carteira eólica offshore de mais de 30 GW. Dessa forma, a companhia tem a garantia de cumprir seu plano até 2025, quando atingirá 3.100 MW em operação.

Além de Vineyard Wind I, os projetos mais notáveis da empresa incluem o complexo East Anglia Hub no Reino Unido, que contém três projetos com uma capacidade instalada total de 2.900 MW, Saint-Brieuc na França e seus três parques eólicos em águas bálticas: Wikinger, Baltic Eagle e Windanker.