Notícia

2024-01-19 08:28:00.0

Ignacio Galán defende em Davos a importância do armazenamento de energia para promover o investimento em renováveis

  • O presidente executivo da Iberdrola participou da sessão Triplicar as energias renováveis: como avançar de forma rápida e responsável ao lado da comissária europeia de Energia, Kadri Simson, e do enviado especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry. 
  • Além disso, reforçou a importância de fazer acordos com as comunidades locais para a expansão das energias limpas.
     

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, defendeu a importância do armazenamento de energia para promover o investimento em energias renováveis, durante seu discurso em Davos na sessão Triplicar as energias renováveis: como avançar de forma rápida e responsável, em que participou ao lado da comissária europeia de Energia, Kadri Simson, e do enviado especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry.

"Precisamos investir em redes de distribuição elétrica e em armazenamento, seja ele de curta duração (como as baterias) ou de longa duração (como bombeamento hidrelétrico), para promover interconexões entre países", explicou o presidente executivo da Iberdrola.

Em relação à meta de triplicar as energias renováveis, Galán se mostrou otimista: "Já temos a tecnologia, os recursos financeiros e a ambição para que isso possa acontecer. Mas precisamos agir mais rapidamente".

Além disso, enfatizou a importância de implicar as comunidades locais na promoção de instalações renováveis. "Tenho 25 anos de experiência. Cresci em um vilarejo, conheço as pessoas do campo, e as grandes empresas precisam se envolver com as comunidades locais". Nesse sentido, ele reiterou que "é preciso chegar a acordos com as comunidades locais antes de começar qualquer coisa". 

Nesse sentido, é preciso realizar propostas alternativas que gerem novas indústrias, que gerem empregos, "e o setor de eletricidade está em condições de fazer isso", garantiu.

Em sua opinião, o mais importante é transmitir essa ideia à população. As comunidades, explicou ele, "precisam ver uma oportunidade não na produção elétrica, mas na criação de uma nova economia em torno dela". 

Por último, ele destacou o futuro do setor elétrico junto com a Inteligência Artificial. "Temos que otimizar nossa produção, especialmente nas áreas onde ela é mais necessária".