Notícia

2022-05-23 02:41:00.0

Iberdrola avança em seu compromisso com a Polônia e inicia a construção do parque eólico Korytnica II

•    Esta instalação elevará para 163 MW a capacidade eólica onshore da Iberdrola na Polônia, um dos mercados em crescimento do grupo

•    A empresa tem uma carteira de até 7.300 MW de projetos renováveis offshore no país

A Iberdrola está avançando no desenvolvimento de seus projetos renováveis na Polônia com o início da construção do parque eólico Korytnica II, de 50,5 MW. Esta instalação estará localizada na região de Mazowieckie, a nordeste de Varsóvia - ao lado do parque eólico Korytnica I (82,5 MW), já em operação - e será capaz de fornecer energia limpa a 40.000 residências polonesas.

A produção da Korytnica II será vendida através de um acordo de compra de energia (PPA) com a norueguesa Statkraft (também presente no mercado energético espanhol, com uma carteira de 1,2 GW renováveis), respaldada por um contrato por diferença (CfD) obtido no quarto leilão realizado na Polônia em junho de 2021.

A entrada em operação desta instalação, programada para o primeiro trimestre de 2023, elevará a capacidade eólica onshore da Iberdrola na Polônia para 163 MW. A empresa já opera o parque eólico Zopowy (30 MW) na região de Opole e o já mencionado Korytnica I (82,5 MW).

A Iberdrola também está desenvolvendo uma carteira significativa de projetos eólicos offshore na Polônia, incluindo sete projetos com uma capacidade potencial de até 7.300 MW. A empresa planeja criar um hub no Mar Báltico no país, um polo renovável no Mar Báltico que atuará como um epicentro para serviços offshore e onshore, além de fornecer conteúdo local para os projetos da Iberdrola no eixo Alemanha-Polônia-Suécia. 

O Báltico tem um potencial de desenvolvimento eólico offshore de 93.000 MW, dos quais 28.000 MW estariam localizados em águas polacas.

Investimentos verdes para impulsionar a recuperação econômica

Há duas décadas, a Iberdrola vem liderando a transição energética, atuando como um motor de recuperação econômica verde, de criação de empregos e de transformação das indústrias. 

Após vinte anos impulsionando a transição energética, com investimentos de 120.000 milhões de euros, a Iberdrola é líder em energias renováveis, com uma capacidade instalada de mais de 37.000 MW, tornando sua frota de geração uma das mais limpas do setor energético.

Com emissões de 98 grCO2/kWh, dois terços menos que a média europeia, a estratégia da Iberdrola de investir em energia limpa e redes permitirá que ela se torne uma empresa neutra em carbono na Europa até 2030.