Notícia

2022-05-22 22:38:00.0

Iberdrola é a primeira empresa a utilizar blockchain para certificar as participações na Assembleia

•    Esta tecnologia de registro de dados garante a rastreabilidade e a imutabilidade dos dados registrados 

•    Em linha com seu compromisso com a digitalização, a empresa também permite que a Assembleia Geral de Acionistas possa ser acompanhada por televisão

A Iberdrola dá mais um passo adiante para tornar sua Assembleia mais transparente, acessível, digital e participativa. A empresa fortaleceu seus canais com seus mais de 600.000 acionistas para promover sua participação nas decisões mais importantes do grupo, fazendo uso de ferramentas digitais e inovadoras. A Iberdrola utilizará a tecnologia de blockchain para certificar a participação dos acionistas na Assembleia Geral que será realizada no dia 17 de junho. Assim, torna-se a primeira empresa do Ibex 35 a implementar esta tecnologia para todos os investidores no evento mais importante do ano.

Qualquer acionista que participe da Assembleia Geral através do portal Iberdrola pode verificar se seu voto eletrônico ou delegação foi registrado corretamente na rede de blockchain. Os acionistas podem fazer a consulta desde o momento em que sua participação é registrada até um mês após a realização da Assembleia Geral de Acionistas.

Blockchain também certificará as delegações e os votos dos acionistas que, a partir do dia 8 de junho, irão para os pontos de atendimento que serão abertos em Madri, Barcelona, Bilbao, Santander, Valladolid, San Sebastián, Zaragoza e Valência. Com os totens instalados nesses locais, que já foram utilizados em reuniões anteriores da Iberdrola, os acionistas simplesmente terão que digitalizar seu cartão de identificação para serem credenciados e participar através do site.

Blockchain é uma tecnologia para registro de informações que garante a rastreabilidade e a imutabilidade dos dados registrados. Cada voto ou delegação recebida através do Portal da Iberdrola é armazenada na rede da blockchain de forma segura e inalterável e é criptografada, garantindo sua confidencialidade. Os acionistas poderão votar de forma virtual ou por procuração, do dia 13 de maio até o dia 16 de junho.

Uma das grandes vantagens do blockchain é que uma vez que os dados são registrados, é impossível modificá-los. Na verdade, o banco de dados tem um histórico de cada transação desde que a tecnologia foi criada. A revolução tecnológica do blockchain permite transações de valor mais inteligentes e mais seguras.

A Iberdrola quer incentivar a participação de seus acionistas e, para isso, oferece um grande número de canais para facilitar a participação deles. Um exemplo disso é que a Iberdrola foi a primeira empresa espanhola a permitir que seus acionistas exercessem seus direitos de voto através de sistemas de mensagens instantâneas. Para votar através deste canal, os titulares de ações simplesmente terão que enviar uma imagem de seu representante assinado e cartão de votação à distância pela WhatsApp (para o número +34 639 000 639) ou por Telegram (para a conta da Junta Iberdrola). 

Neste contexto, a Iberdrola recomenda que os acionistas e seus representantes participem de forma virtual ou à distância antes da Assembleia, a fim de preservar sua saúde, promover a sustentabilidade e evitar os inconvenientes resultantes de quaisquer medidas que possam ser impostas pelas autoridades.

Para incentivar a participação, a companhia propôs um "dividendo de participação" à Assembleia Geral de Acionistas de 0,005 euros brutos por ação (um euro bruto para cada 200 ações). Se a Assembleia aprovar este novo incentivo, que seria regulamentado nos Estatutos Sociais, e 70% do quórum for alcançado, a Iberdrola pagará este valor adicional a todos os seus acionistas com direito a participar. Com esta nova remuneração, a empresa é a primeira e única empresa do Ibex 35 a premiar seus acionistas desta forma no evento mais importante da empresa.

A Assembleia Geral de Acionistas na televisão 

Esta inovação é parte de um conceito de Assembleia mais digital. Neste contexto, a Iberdrola criou a Acionistas NEWS Iberdrola, uma plataforma audiovisual exclusiva para membros do Clube de Acionistas OLA, com a qual eles podem acessar o conteúdo mais relevante sobre a empresa a partir de uma smart TV - também disponível para computadores e dispositivos móveis -, tais como informações financeiras, industriais e sociais.

Tal é o compromisso da empresa com a digitalização que há uma década a Iberdrola foi a primeira empresa do Ibex 35 a ter um aplicativo de celular específico para investidores e acionistas: Iberdrola Relación con Inversores. Através dela, os investidores podem consultar todas as informações relevantes sobre o desempenho econômico-financeiro da empresa a partir de seus dispositivos móveis. Os investidores também podem utilizar este aplicativo para acompanhar as apresentações de resultados da Iberdrola via webcast, bem como a realização da Assembleia Geral de Acionistas. A evolução do preço das ações também é oferecida em tempo real, assim como o acesso aos gráficos de preços das ações. 

Todas essas iniciativas são complementadas por canais presenciais, tais como os pontos de atendimento aos acionistas, que após dois anos fechados devido à pandemia, voltaram com um aumento de 50% no número de localidades. Em todos eles, será possível delegar, votar e recolher um presente para participar de 8 a 16 de junho. Além disso, os investidores poderão utilizar a linha de ajuda gratuita aos acionistas da Iberdrola, 900 100 019.