Notícia

2024-01-19 15:17:00.0

Tribuna

"A falta de habilidades não deve impedir as oportunidades da transição verde"

À medida que os compromissos de descarbonização se materializam, os setores tradicionais baseados em combustíveis fósseis terão que se transformar ou começar a declinar

Ignacio Galán, Presidente Executivo da Iberdrola

"Essa revolução ambiental e econômica não acontecerá sem as habilidades certas, no lugar certo e na hora certa"

Resumo:

Se fornecermos aos trabalhadores de hoje as ferramentas de treinamento corretas, eles se beneficiarão de novas oportunidades e as gerações mais jovens não apenas herdarão um clima melhor, mas também os meios para prosperar, escreve Ignacio Galán.
 

A transição energética é uma revolução para toda a economia. Todos os setores passarão por mudanças, mas a energia sofrerá uma das maiores transformações - e a maior oportunidade. 

Estamos nos afastando rapidamente da dependência de combustíveis fósseis poluentes em direção a formas limpas de energia. Tecnologias como a eólica e a solar fotovoltaica, redes inteligentes e armazenamento - tanto as "gigabaterias" hidrelétricas bombeadas quanto as baterias de íons de lítio - estão liderando o caminho, apoiadas por novas soluções, como o hidrogênio verde. 

Agora que a desaceleração econômica está exigindo que todos os setores identifiquem novos modelos de negócios que possam trazer investimentos e empregos, a energia limpa se destaca como uma fonte única de atividade sustentável.

A escala dessa transformação é enorme em muitos aspectos, mas talvez seja a mais significativa para o futuro do emprego. 

As pessoas, suas habilidades e qualificações são fundamentais para a transição para uma economia mais verde e para a redução das emissões de carbono. Os países, setores e regiões que melhor ajudarem os profissionais a adquirir novas habilidades de forma rápida e eficaz estarão na vanguarda da transição.
 

Disposição significativa para liderar


A Organização Internacional do Trabalho apresenta um quadro convincente de uma economia mais verde. Ela estima que a transição criará 100 milhões de novos "empregos verdes" até o final desta década. 

Engenheiros, trabalhadores da construção de infraestruturas offshore e onshore, eletricistas, químicos de baterias e projetistas de veículos elétricos são apenas algumas das funções que estão prontas para um aumento na demanda.

Os líderes empresariais parecem concordar. No início desta semana, a Iberdrola lançou um novo relatório intitulado Green Skills Outlook. A pesquisa realizada revelou que os líderes empresariais estão muito otimistas em relação à transição verde, com 79% dizendo que ela apresenta mais oportunidades do que desafios para sua organização.
 


Emissões sobem das chaminés de uma usina elétrica movida a carvão enquanto o sol se põe perto de Emmett (Kansas, EUA) em setembro de 2021. AP Photo/Charlie Riedel

 

É encorajador o fato de que a maioria (63%) dos entrevistados também acredita que a responsabilidade de liderar a transição recai, em última instância, sobre os próprios líderes empresariais.

Esse desejo de liderar é significativo. À medida que os compromissos de descarbonização se concretizam, os setores tradicionais baseados em combustíveis fósseis terão que se transformar ou começar a declinar. 

Obviamente, isso afetará a atividade de mineração de carvão ou de poços de petróleo, mas outros setores ao longo da cadeia de valor também terão de se adaptar, como os fabricantes de caldeiras a gás. Em outras palavras, esse processo não é apenas o resultado da concorrência de formas mais eficientes de energia. Ele nem mesmo é impulsionado apenas pela tecnologia.
 

As tecnologias limpas não são uma ameaça


A manutenção do status quo energético não é mais uma opção por motivos climáticos, geopolíticos e econômicos. Portanto, as tecnologias de energia limpa não são uma ameaça. Por meio de inovação e investimento, elas estão trazendo uma ampla gama de oportunidades para que cada comunidade local se beneficie da mudança que está por vir.

No entanto, é responsabilidade das empresas e do governo estabelecer as condições - os programas, o apoio, os incentivos e as oportunidades - para a criação de empregos novos e mais ecológicos e os caminhos para esses empregos para os trabalhadores atuais e novos.
 


Usina de hidrogênio verde da Iberdrola em Puertollano, Espanha, março de 2023. AP Photo/Bernat Armangue

 

Na Iberdrola, podemos falar sobre esse processo com base em nossa própria experiência de transição nas últimas duas décadas. No Reino Unido, por exemplo, ajudamos os trabalhadores offshore a transferir e desenvolver suas habilidades da manutenção ou construção de plataformas de petróleo para a construção de parques eólicos offshore, que agora são uma parte fundamental do sistema energético do país. 

Seu conhecimento e décadas de experiência nos ajudaram a acelerar a construção de parques eólicos offshore, com segurança e a um preço competitivo para os usuários de energia.

Por parte dos governos e dos formuladores de políticas, há várias maneiras de ajudar a apoiar e acelerar os benefícios da transição verde em termos de emprego. 

À medida que as políticas climáticas e energéticas são desenvolvidas, um desses caminhos é trabalhar em estreita colaboração com especialistas do setor e da educação. Ao compreender plenamente os desafios do ponto de vista da mão de obra e do treinamento, todas as partes podem tomar medidas para garantir o máximo de benefícios para o emprego.
 

Uma ação política ousada aumentaria o emprego


O Green Skills Outlook identificou áreas políticas claras que os líderes empresariais querem ver apoiadas. Entre elas estão a redução de impostos para programas de atualização e reciclagem de habilidades e o financiamento estratégico para apoiar a criação de cursos de habilidades verdes nas escolas. 

Mas todas elas estão alinhadas a um pilar: promover investimentos verdes que gerem atividades por 40 a 60 anos por meio de estruturas claras e estáveis.
 


Trabalhadores transportam um painel solar para instalação no parque de energia em construção no deserto de sal perto de Khavda, estado de Gujarat, Índia, em setembro de 2023. AP Photo/Rafiq Maqbool

 

Observando os momentos de crise global na história recente, os governos mostraram como reagir rapidamente com novas políticas ousadas quando empresas, regiões ou setores inteiros enfrentaram turbulência ou declínio. 

Da mesma forma, a transição verde se beneficiaria de uma ação política ousada e decisiva que não apenas protegeria os empregos, mas também os aumentaria significativamente.

As empresas também precisam fazer mais. As parcerias intersetoriais serão fundamentais, pois essa transformação afeta a todos nós. 

"O Reskilling 4 Employment é um bom exemplo na Europa. Como parte da Mesa Redonda Europeia para a Indústria (ERT), composta por 60 das maiores empresas da Europa, o programa oferece oportunidades de reciclagem para trabalhadores desempregados e "em risco", para que eles possam encontrar emprego em novas ocupações verdes mais demandadas.
 

Os ventos da mudança estão soprando


A última grande cúpula climática, a COP28, colocou o mundo em um caminho para triplicar a capacidade de energia renovável em seis anos e eliminar gradualmente os combustíveis fósseis. 

Posso dizer que os presentes nas discussões e negociações testemunharam a chegada dos ventos da mudança. 

Mas essa revolução ambiental e econômica não acontecerá sem as habilidades certas, no lugar certo e na hora certa. 

Minha experiência mostra que, com as oportunidades e o treinamento certos, os trabalhadores de hoje se beneficiarão de novas oportunidades e as gerações mais jovens herdarão não apenas um clima melhor, mas também os meios para prosperar. 

Temos pouco tempo a perder para garantir que isso aconteça.

Este artigo foi publicado originalmente na euronews https://www.euronews.com/business/2024/01/18/we-cannot-let-a-skills-gap-slow-down-green-transition-opportunities