Notícia

19.06.2024

Apresentamos Carbon2Nature para reduzir a pegada de carbono global por meio de soluções baseadas na natureza

  • O projeto "La Vera Carbon2Nature" administrará uma área de 1.499 hectares em Jaraíz de la Vera por 50 anos, e será responsável pelo plantio de mais de 700.000 árvores e a captura de 186.000 tCO2
  • A Iberdrola lançou o Carbon2Nature há um ano com o objetivo de capturar e fixar na natureza mais de 60 milhões de toneladas de CO2 por meio de projetos de restauração, conservação e gestão sustentável de alto impacto. 
  • Sua carteira de projetos em operação e negociação envolve mais de 20 milhões de árvores plantadas e a captura de mais de 14 milhões de toneladas de CO2, com quase 2 milhões de árvores já plantadas ou em processo que capturarão mais de 800.000 toneladas de CO2.
     

A Iberdrola apresentou em Jaraíz de la Vera (Cáceres) a empresa Carbon2Nature (C2N), que foi criada há um ano com o objetivo de reduzir a pegada global de carbono por meio de ações baseadas na natureza, melhorando a biodiversidade e promovendo uma economia sustentável na qual a natureza é uma alavanca essencial para a criação de valor sustentável.

Desde o seu lançamento, a empresa avançou em sua missão de capturar e fixar em sumidouros naturais mais de 60 milhões de toneladas de CO2 graças ao desenvolvimento de uma carteira global e diversificada de projetos de conservação, gestão e restauração em vários ecossistemas. A empresa usa os mercados de carbono, entre outras ferramentas, para financiar seus projetos, e adota um posicionamento que garante os mais altos padrões de integridade, a maximização do impacto positivo de longo prazo e a aposta pela inovação e a colaboração.  

Em um ano, já conta com quinze projetos em desenvolvimento e mais de 40 em estudo em dez países, com foco na Espanha, Brasil, México, Colômbia e Austrália. Sua estratégia se concentra em projetos florestais de reflorestamento e gestão sustentável, com mais de onze projetos operacionais na Espanha que compreendem uma área de mais de 2.500 hectares, e um em desenvolvimento na Amazônia colombiana, cobrindo mais de 5.000 hectares. 

A companhia também está participando em iniciativas realizadas em ecossistemas marinhos conhecidos como carbono azul, desenvolvendo um projeto de restauração de mangues no México e um projeto piloto pioneiro para o plantio de prados de posidônia na Espanha. Em sua linha de inovação, a empresa também tem um projeto piloto em andamento para evitar o metano na pecuária na Espanha. 

No total, sua carteira de projetos em operação envolve quase 2 milhões de árvores plantadas ou com implementação pendente, que capturarão mais de 800.000 toneladas de CO2. Além disso, há uma grande carteira em negociação que envolveria o plantio de mais de 20 milhões de árvores e a captura de mais de 14 milhões de toneladas de CO2.  

"La Vera Carbon2Nature": plantio de mais de 700.000 árvores em uma área de 1.499 hectares em Jaraíz de la Vera 

No caso da Extremadura, será realizado o projeto "Vera Carbon2Nature" na Dehesa Boyal de Jaraíz de la Vera, na região de La Vera, em Cáceres. Esse é o maior projeto florestal de parceria público-privada da Espanha em uma floresta pública e o primeiro a ser realizado em longo prazo (50 anos). 

O projeto administrará uma área de 1.499 hectares e envolverá o plantio de mais de 700.000 árvores em 467 hectares afetados por processos de degradação, que capturarão cerca de 186.000 tCO2. O objetivo é regenerar e conservar um ecossistema altamente valioso, graças a um plano inovador de transformação florestal que, juntamente com o plantio de azinheiras e sobreiros, inclui a introdução de uma espécie de transição (Pinus Pinaster) e outras espécies acompanhantes para enriquecer a biodiversidade (azinheira, espinheiro, cornicabra, freixo, castanheiro e carvalho dos Pirineus...). 

E tudo isso, gerando oportunidades de emprego e mantendo os usos tradicionais da pecuária extensiva e outros usos (caça, recreação, cultura) de grande valor para a população local, graças a um projeto de plantação em fases.

O diretor global de inovação e sustentabilidade da Iberdrola, Agustín Delgado, destacou esse projeto como um exemplo da forma de atuação do Carbon2Nature "recuperando nossos ecossistemas e até mesmo melhorando-os por meio da inovação e da gestão sustentável de longo prazo. Com grandes projetos que também se somam. Nesse caso, mais de 700.000 árvores serão plantadas em colaboração com a administração, sob uma visão única de sustentabilidade e qualidade, que gera benefícios para as comunidades adjacentes e permite que elas sejam compatíveis com os usos tradicionais da floresta".

A apresentação do projeto Carbon2Nature em La Vera contou com a presença do Ministro da Presidência do Governo Regional de Extremadura, Abel Bautista, do Ministro de Gestão Florestal, Ignacio Higuero, do Prefeito de Jaraíz de la Vera, Luis Miguel Núñez, além de uma grande representação de prefeitos das regiões do norte da província de Cáceres.

Carbon2Nature

A Carbon2Nature é uma empresa de propriedade integral da Iberdrola e segue o compromisso da empresa de energia com um modelo sustentável baseado em dois objetivos prioritários: alcançar zero emissões líquidas em todos os âmbitos até 2040 e ter um impacto líquido positivo na biodiversidade até 2030.

Assim, com uma visão global, mas com ênfase no nível local, está desenvolvendo projetos de longo prazo de conservação, restauração e gestão sustentável da natureza com alto impacto climático, ambiental e social. 

Esses projetos geram "créditos de carbono de alta qualidade" que a Carbon2Nature disponibilizará a seus clientes para apoiá-los em sua trajetória rumo às emissões líquidas zero, complementando estratégias ambiciosas de descarbonização.  

O plano de ação se concentra em regiões e países onde a Iberdrola está presente e onde as soluções baseadas na natureza têm um potencial significativo, com foco em países da América Latina, como Brasil, México e Colômbia, além de Austrália, Espanha e outros países europeus, como Portugal, Reino Unido e Suécia. 

Os projetos são regidos pela abordagem do triplo I: integridade, impacto e inovação. Todos serão certificados com base em padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente/nacionalmente, que validarão sua contribuição para as mudanças climáticas, a melhoria da biodiversidade, o bem-estar das comunidades locais e outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Iberdrola lançou o Carbon2Nature por meio de seu programa de start-ups, o PERSEO, que ajudou a empresa a implementar soluções inovadoras para promover as energias renováveis, a descarbonização e a eletrificação da economia, a digitalização das redes, a promoção do armazenamento eficiente e o cuidado com o meio ambiente.