Notícia

2022-06-17 04:00:00.0

O evento mais importante do ano teve um quórum de 72,13%, seis pontos percentuais a mais que em 2021

A Assembleia Geral de Acionistas da Iberdrola respalda a administração de Ignacio Galán com um 98%

Aumentamos nosso tamanho sete vezes nos últimos 20 anos para nos tornarmos a primeira empresa de eletricidade da Europa por capitalização de mercado e uma das maiores do mundo

Ignacio S. Galán, presidente do grupo Iberdrola

  • Apoio maciço dos acionistas à administração do Grupo. Todos os blocos de acordos, que incluem as 20 propostas incluídas na agenda, receberam um voto positivo de 98% em média, demonstrando, mais uma vez, a confiança dos investidores na gestão da administração da empresa. Este ano, a Assembleia registrou um aumento significativo na participação de investidores institucionais, nacionais e internacionais.
MENSAGENS RELEVANTES AOS ACIONISTAS
  • Maior dividendo da história do grupo: será pago em 2021 um dividendo bruto de 0,44 euros por ação, além de um 'dividendo de participação' de 0,005 euros brutos por ação.
  • Líder na Europa: aumentou em sete vezes seu tamanho em vinte anos, tornando-se a maior empresa de eletricidade da Europa por capitalização de mercado e a quarta maior do mundo.
  • Contribuição fiscal: o grupo destinou 7.836 milhões de euros aos cofres públicos dos países onde opera - 5% a mais do que no ano anterior, ou seja, 361 milhões de euros a mais. Este valor equivale a 42% de seu lucro antes dos impostos corporativos, outros impostos e Previdência Social a serem pagos pela empresa.
  • Motor de empregos estáveis e de qualidade: a empresa gera empregos para mais de 400.000 pessoas em todo o mundo e realizou 5.600 contratações em 2021, oferece mais de 50 horas de formação por funcionário por ano e tem um quadro de funcionários de quase 40.000 profissionais em 40 países.
  • Investimentos recordes: A empresa realizou investimentos recorde de 9,94 bilhões de euros em 2021, o que é 3% a mais do que no ano anterior. Estes investimentos permitiram a operação de quase 3.500 MW de energia verde em 2021.
  • Compromisso com a sociedade: A empresa tem mais de 100 medidas de conciliação e flexibilidade, de forma que homens e mulheres possam contribuir igualmente para a vida familiar.
  • Apoio à sociedade ucraniana. O presidente enviou uma mensagem de solidariedade ao povo da Ucrânia e seu desejo de que a invasão termine o mais rápido possível e que a liberdade e a paz sejam restauradas no país

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, se dirigiu hoje aos mais de 600.000 acionistas da empresa na Assembleia Geral de Acionistas, que mais uma vez foi realizada de forma presencial. Durante seu discurso na Torre Iberdrola em Bilbau, reafirmou o compromisso de investimento da empresa em contribuir para acelerar a transição energética: "Os investimentos, que alcançaram 9,94 bilhões de euros, nos permitiram crescer a um ritmo superior ao esperado, confirmando o sucesso de nosso modelo sustentável destinado a consolidar uma economia livre de emissões e independente energeticamente", garantiu o presidente a seus acionistas. 

O quórum foi de 72,13% do capital social, o que representa um aumento significativo na participação dos investidores institucionais, nacionais e internacionais, 6 pontos a mais do que em 2021. Todos os blocos de acordos incluídos na agenda foram respaldados com uma média de votos afirmativos de 98%, distribuídos da seguinte forma:

  • Grupo 1 (resultados da gestão e auditoria de contas): 98,52%.
  • Grupo 2 (sistema de governança e sustentabilidade): 99,93%.
  • Grupo 3 (remuneração): 95,78%.
  • Grupo 4 (Conselho de Administração): 99,10%.
  • Grupo 5 (autorizações e delegação de poderes): 97,85%.
Forte desempenho e perspectivas de crescimento

A consequência deste efeito de investimento e o ritmo de sua atividade foram transmitidos aos resultados e à remuneração aos acionistas. Aliás, as vendas atingiram 39,114 bilhões de euros, um aumento de 18% em relação a 2020, e o lucro operacional do grupo foi de 12,006 bilhões de euros, 19% superior ao do ano anterior. Além disso, o lucro líquido subiu para 3,855 bilhões de euros, um aumento de 8% em relação a 2020.

"Este são excelentes resultados, alcançados com o esforço, dedicação e sucesso de todos os profissionais que fazem parte da Iberdrola, que nos permitem ver com orgulho o que a empresa é hoje", comentou.

Desde a chegada de Ignacio Galán, a empresa deixou de ser uma companhia elétrica local para se consolidar como a empresa líder em eletricidade na Europa, aumentando seu tamanho sete vezes nos últimos vinte anos. Além disso, a empresa conseguiu multiplicar seu lucro operacional por quase seis vezes, seu lucro líquido por mais de quatro vezes e seus ativos por sete vezes, para mais de 141 bilhões de euros.

Além disso, Ignacio Galán afirmou que "uma das principais novidades que estamos trazendo a esta Assembleia para aprovação é a reforma dos Estatutos Sociais e do Regulamento da Assembleia Geral de Acionistas para consolidar o compromisso da Iberdrola com seu Propósito e Valores e com seu dividendo social".

O presidente da Iberdrola também se referiu ao futuro: "Mantemos nossas previsões de lucro para este ano, entre 4 e 4,2 bilhões de euros".

Durante a apresentação, o presidente insistiu que a Iberdrola tem um modelo de negócios resistente ao contexto atual do mercado: tem um alto nível de diversificação - 70% da margem bruta vem da área internacional -, uma sólida estrutura financeira - 80% da dívida é de taxa fixa e de longo prazo com uma média de mais de 6 anos - e compras com preços estabelecidos ou garantidos para 2022, evitando assim as atuais tensões nas matérias primas. 

A atividade da empresa é claramente menos sensível que outras aos ciclos devido à estabilidade do consumo de eletricidade, e espera-se que a demanda continue crescendo graças à eletrificação. Além disso, a Iberdrola também é muito diversificada geograficamente: um terço do negócio é em euros, um terço em dólares e 20% em libras esterlinas. A maior parte das receitas é protegida da inflação por contratos, especialmente na parte regulamentada.

O presidente Ignacio Galán explicou como o aumento dos preços do gás está afetando negativamente a empresa, uma vez que ela tem contratos de preço fixo em vigor para este ano, e o aumento não será repassado aos clientes.

Durante seu discurso, Ignacio Galán destacou que a Iberdrola tem sido há anos pioneira na igualdade. A empresa tem mais de 100 medidas de conciliação e flexibilidade para que homens e mulheres possam contribuir igualmente para a vida familiar, com funcionários de 79 nacionalidades, tornando-a uma das 10 maiores empresas do mundo em termos de integração. Neste assunto, tem se destacado a contribuição para o esporte feminino. Duas de cada
três mulheres federadas são apoiadas pela Iberdrola.

Atrativa remuneração ao acionista

Neste contexto, a Assembleia Geral - sob proposta de seu Conselho - aprovou um dividendo final de 0,27 euros por ação, que será pago em julho. Isto, somado ao dividendo provisório já distribuído (0,17 euros brutos por ação), representa uma remuneração total de 0,44 euros por ação, 5% maior do que a distribuída um ano antes. 

A Assembleia Geral de Acionistas aprovou um novo programa de recompra de ações com o objetivo de reduzir o capital social. O objetivo é cumprir o compromisso do grupo de manter o número de ações em circulação, sobre o qual são calculados os ganhos por ação, estável em torno de 6,24 bilhões. 

Para alcançar esse objetivo, a Iberdrola resgatará no máximo 197.563.000 de suas próprias ações, representando 3,069% do capital social atual da empresa, incluindo as adquiridas com o programa de recompra. 

Além disso, a Assembleia também aprovou o dividendo de participação, que consiste no pagamento de 0,5 centavo de euro por ação aos acionistas - 1 euro para cada 200 ações - aos acionistas com direito a participar da Assembleia porque foi atingido um quórum de 70% do capital social.

Os acionistas também votaram a favor das propostas para a reeleição de Anthony Gardner e a ratificação e reeleição de María Ángeles Alcalá Díaz e Isabel García Tejerina como conselheiros independentes. Após sua nomeação, 71% dos conselheiros são independentes e 43% são mulheres.

Durante a reunião, o presidente quis mostrar seu apoio à sociedade ucraniana. Galán enviou uma mensagem de solidariedade ao povo da Ucrânia e seu desejo de que a invasão termine o mais rápido possível e de que a liberdade e a paz sejam restauradas naquele país.