Notícia

2020-04-11 00:00:00.0

Esta semana também começaram a chegar os macacões de proteção descartáveis destinados ao Ministério do Interior e da Saúde da Espanha

Aterrissa, no aeroporto de Madrid-Torrejón, um avião militar com parte dos 4,6 milhões de máscaras doadas pela Iberdrola

  • A companhia implementou mais de cem medidas para conter seu progresso desde que tomou conhecimento do início da pandemia do coronavírus, convertendo seu centro de formação de Madri em um grande armazém temporário que recolhe o material sanitário doado
  • A Iberdrola adquiriu este material de primeira necessidade em coordenação com as autoridades e se comprometeu a destinar, pelo menos, 25 milhões de euros à doação de equipamentos sanitários

A Iberdrola disponibilizou sua capacidade de acesso global a suprimentos e a colocou à disposição das Autoridades com o intuito de adquirir material sanitário de primeira necessidade. Neste último sábado, aterrissou, no aeroporto de Madrid-Torrejón, um avião militar com parte dos 4,6 milhões de máscaras doadas pela companhia. O Exército espanhol está recolhendo diretamente em Xangai a quantidade adquirida por meio do fornecedor Wootoline, o qual a distribuirá posteriormente entre os diversos centros logísticos que possui em todo o país.

Esta semana também chegou um lote de macacões de proteção descartáveis e certificados em conformidade com a Diretiva europeia 89/686/ECC (gerenciados pela empresa Iturri para o Ministério do Interior e da Saúde da Espanha) que, como o resto do material dirigido às autoridades, está chegando em aviões comerciais e sendo armazenado até a sua distribuição no campus da companhia (centro de formação convertido temporariamente em um grande armazém).

Espera-se a chegada de 438 respiradores nos próximos dias, 400 deles gerenciados através do fornecedor Amara (e os outros 38 com a Viral Health), juntamente com um grande lote de óculos de proteção e mais máscaras e macacões, adquiridos com a ajuda deste mesmo fornecedor.

No total, e além das 4,6 milhões de máscaras e dos 438 respiradores, a Iberdrola adquiriu, em uma primeira compra (avaliada em mais de 22 milhões de euros),120.000 macacões e 20.000 óculos de proteção; tudo isto via os fornecedores Iturri, Wottoline, Amara e Viral Health.

A companhia também distribuiu um pequeno lote de material de 100.000 euros composto por luvas de nitrilo, macacões descartáveis, máscaras FFP2/KN95, óculos, semimáscaras, gel hidroalcoólico, batas e mangas no País Basco, gerenciado com o apoio das empresas Iturri, El Corte Inglés, Guerín-Sonepar, Centralcom, Central del Regalo e Ceminorte.


Plano integral contra a pandemia COVID-19

Cento e sete medidas foram implementadas pelo grupo a nível global durante esta crise sanitária, na qual mais de 90 % do quadro de pessoal de escritório está trabalhando de forma remota e onde o trabalho do pessoal de campo das usinas e das redes de transmissão e distribuição foi reorganizado.

No começo desta crise sanitária, a Iberdrola também transferiu às Secretarias da Saúde das comunidades autônomas espanholas seu programa de ação global contra o coronavírus COVID-19, que incluía um plano de atendimento especial para os serviços hospitalares na Espanha a fim de garantir a manutenção e qualidade do fornecimento, assim como a implantação de novas instalações destinadas a reforçar o serviço. Do mesmo modo, a companhia doou 8.000 cobertores para hospitais de campanha e casas de repouso de idosos.

“Este plano integral está nos permitindo garantir a continuidade do fornecimento elétrico para toda a população, além de reforçar com meios humanos e técnicos as infraestruturas especialmente sensíveis, tais como os hospitais ou os centros de saúde”, garantiu o Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, durante a Assembleia Geral de Acionistas, que aconteceu 100 % de forma remota na semana passada.

Em resumo, a resposta da Iberdrola contra a crise do coronavírus COVID-19 é “plenamente consequente” com o modelo que aplica há décadas, orientado para a criação de valor sustentável para acionistas, funcionários e sociedade em geral.