Notícia

2021-05-13 00:00:00.0

AVANGRID, filial da Iberdrola nos Estados Unidos, captará 4 bilhões de dólares para aumentar seu capital

Damos as boas-vindas à Qatar Investment Authority como nova acionista da AVANGRID. Com esse investimento, a QIA reconhece as oportunidades da AVANGRID, impulsionadas principalmente por suas sólidas perspectivas de crescimento e potencializadas pela política energética dos Estados Unidos, focada no desenvolvimento de infraestruturas de rede elétrica e energias renováveis, principalmente em energia eólica offshore. A operação representa um novo passo na bem-sucedida relação da Iberdrola com a QIA no longo prazo, a qual vem apoiando a Companhia como sua maior acionista desde 2011. A transação também reafirma o compromisso da Iberdrola com os Estados Unidos, principal destino de nossos investimentos durante a próxima década.

Ignacio Galán

Presidente da Iberdrola e da AVANGRID

A AVANGRID emitirá um total de 4 bilhões de dólares em ações ordinárias através de uma operação de colocação privada de 51,40 dólares/ação, o preço de fechamento do dia 11 de maio de 2021. A Iberdrola subscreverá 3,26 bilhões de dólares de forma proporcional à sua atual participação de 81,5% na companhia e a Qatar Investment Authority (QIA) subscreverá os 740 milhões de dólares restantes, adquirindo aproximadamente 3,7% das ações ordinárias da AVANGRID.

Essa transação reforçará a parceria estratégica entre a Iberdrola e a QIA.

Mansoor Al-Mahmoud, CEO da QIA explicou que "estamos muito satisfeitos de reforçar nossa parceria estratégica com Iberdrola através de nosso investimento na AVANGRID. Compartilhamos uma visão comum com a Iberdrola para um futuro com baixos teores de carbono. A AVANGRID é uma empresa energética de alta qualidade e líder em energias renováveis no mercado norte-americano, com um forte potencial de crescimento. Nosso investimento na AVANGRID é mais um exemplo da estratégia da QIA para aumentar o tamanho de nossa carteira nos Estados Unidos, assim como ratifica nosso compromisso em apoiar a descarbonização através de investimentos de impacto ambiental e social."

Dennis V. Arriola, CEO da AVANGRID, comentou por sua vez que "os importantes investimentos da Iberdrola e da QIA demonstram uma grande confiança na estratégia da AVANGRID e ajudarão a financiar o caminho que nos levará a ser a principal empresa de energia sustentável dos Estados Unidos".

Uma parte das receitas desse aumento de capital financiará a proposta de fusão da AVANGRID com a PNM Resources e pagará o empréstimo intragrupo feito com a Iberdrola, que proporcionou à AVANGRID um empréstimo subordinado não garantido no valor de 3 bilhões de dólares.

Da mesma forma, outra parte das receitas dessa operação se destinará a financiar o plano de investimentos da AVANGRID, financiando seu anunciado crescimento futuro com mais de 20 bilhões de dólares de investimentos orgânicos até 2025.

O plano de investimentos da AVANGRID está focado em investimentos regulados que permitam gerar lucros previsíveis e fluxos de caixa crescentes em infraestruturas de redes mediante projetos como a linha de transmissão NECEC e a modernização da rede elétrica, assim como em energias renováveis, contribuindo para o desenvolvimento da energia eólica offshore nos Estados Unidos, principalmente através de projetos como Vineyard Wind e Park City Wind, e projetos eólicos onshore e fotovoltaicos.

Acesso a informação legal