Notícia

01.09.2023

Avangrid testa nova tecnologia para aumentar a capacidade da rede em Nova York e acelerar a integração de energias renováveis

  • O programa piloto busca maximizar a integração de recursos renováveis nas linhas de transmissão da NYSEG usando a tecnologia LineVision.

ORANGE, Connecticut. - 30 de agosto de 2023 - A Avangrid, Inc. (NYSE: AGR), uma empresa líder em energia sustentável e parte do Grupo Iberdrola, lançou um projeto piloto com a LineVision, Inc. para liberar capacidade adicional em suas linhas de transmissão para integrar energia renovável no estado de Nova York. O projeto implantará o monitoramento avançado de linhas aéreas na área de Hornell, Nova York, com o objetivo de reduzir o congestionamento da rede, fornecendo dados em tempo real sobre onde a energia adicional pode fluir com segurança pela infraestrutura de transmissão existente. Esses dados essenciais e essa visibilidade podem ajudar a conectar mais fontes de energia renovável à rede elétrica de Nova York e apoiar as metas de energia limpa do estado. 

A quantidade de energia que as linhas elétricas podem transportar com segurança é variável. Historicamente, as linhas têm sido operadas usando classificações de linha "estáticas" que informam aos operadores de rede a capacidade de energia de uma linha com base em valores conservadores e fixos para condições climáticas específicas. Agora, no entanto, com o monitoramento avançado da LineVision, a Avangrid poderá ver os dados em tempo real, permitindo mais flexibilidade para aumentar com segurança a quantidade de energia que flui pelas linhas de transmissão com base nas condições atuais. 

O monitoramento avançado fornece "classificações dinâmicas de linha", que determinam os limites de capacidade das linhas de energia combinando propriedades em tempo real, como sobrecarga, temperatura e condições climáticas previstas. O resultado é uma operação de rede mais informada e maior capacidade de transmissão das linhas de transmissão sem a necessidade de grandes extensões de rede.

Como parte do projeto, a LineVision fará uma parceria com a concessionária de energia elétrica da Avangrid, a New York State Electric & Gas (NYSEG), para instalar sensores LiDAR sem contato para monitorar as linhas de transmissão aéreas, acelerar a adoção de energia renovável e avançar as metas da Climate Leadership and Community Protection Act (CLCPA) do estado. Os sensores serão instalados em duas linhas da Avangrid. Uma vai de Elma (Condado de Erie) a Strykersville (Condado de Wyoming), e a outra vai de Warsaw a Perry (ambas no Condado de Wyoming).

O financiamento do projeto foi concedido à Avangrid e à LineVision por meio da segunda rodada do programa Future Grid Challenge da NYSERDA. O programa aborda uma recomendação contida em uma ordem do Departamento de Serviços Públicos emitida em janeiro de 2022 para a implantação de tecnologias avançadas de transmissão e distribuição para melhorar a utilização da linha, ao mesmo tempo em que apoia a meta da CLCPA de Nova York de 70% de eletricidade renovável até 2030. 

Pedro Azagra, CEO da Avangrid, disse: "A descarbonização da nossa região e do nosso país exigirá investimentos críticos em infraestrutura de transmissão e distribuição. Esse projeto piloto é apenas um exemplo de como estamos trabalhando para modernizar a rede e melhorar a confiabilidade e a resiliência em todas as nossas áreas de serviço para nossos clientes. Temos orgulho de estar fazendo investimentos estratégicos e essenciais que viabilizarão as metas climáticas de Nova York, ajudarão a mitigar os impactos das mudanças climáticas e aumentarão o acesso à energia renovável."

Hudson Gilmer, CEO e cofundador da LineVision, disse: "Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos para participar desse importante projeto. De acordo com vários relatórios, precisamos dobrar o tamanho da rede elétrica para ter alguma esperança de atingir as metas climáticas críticas. Nossa tecnologia tem ajudado nossos clientes de serviços públicos a identificar de 25 a 40% de capacidade adicional nas linhas existentes, ajudando a acelerar a transição para as energias renováveis. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Avangrid e a NYSERDA para ajudar a otimizar a rede elétrica de Nova York."

Patricia Nilsen, Presidente e CEO da NYSEG e RG&E, disse: "Somos uma instituição líder em nossas comunidades há mais de um século. Sabemos que temos um papel fundamental a desempenhar na construção de uma rede mais inteligente e resiliente que nos permita fornecer energia limpa a mais clientes. Investimentos em inovação como esse são empolgantes porque beneficiarão nossos clientes de várias maneiras.

A CLCPA exige mais 10.000 MW de capacidade solar e 9.000 MW de capacidade eólica offshore. Essas metas agressivas, bem como as estabelecidas pela Lei de Redução da Inflação recentemente aprovada, provavelmente levariam a um congestionamento significativo das linhas de transmissão. Para garantir a confiabilidade do sistema, reduzir o custo do congestionamento e permitir uma integração mais rápida das energias renováveis, a implementação da solução DLR poderia desempenhar um papel fundamental. 
 

Acesso a informação legal