Notícia

2019-12-03 00:00:00.0

"As companhias bascas compreenderam há várias gerações que as empresas serão inovadoras ou não serão"

O Presidente e Diretor Executivo do Grupo Iberdrola, Ignacio Galán, participou nesta manhã de um encontro de trabalho na Torre Iberdrola sobre o programa de incentivos fiscais à inovação promovido pela Administração-geral de Biscaia. Durante a sua intervenção, Galán garantiu que “as empresas, no futuro, serão inovadoras ou não serão. As companhias bascas compreendem isso desde há várias gerações”.

Neste sentido, colocou a Iberdrola como exemplo: “Conseguimos ser o que somos hoje graças a um espírito de melhoria contínua que nos levou a ser pioneiros em termos de tecnologia, industrialização e abertura de novos mercados mais além das nossas fronteiras.”

Galán também felicitou o deputado-geral de Biscaia, Unai Rementeria, presente no encontro, por sua iniciativa correta de criar um instrumento que “parte de uma concepção da fiscalidade não como um simples mecanismo arrecadatório de curto prazo, mas como um meio para criar riqueza e empregos, atrair e reter talento e promover o investimento e o progresso tecnológico”.

“A partir de sua aplicação, fomos capazes de implementar em menos de cinco meses vários projetos juntamente com empresas como Ormazabal, Afesa,

Ingeteam ou Arteche”, ressaltou Ignacio Galán, para depois convidar “as centenares de empresas bascas que já são nossos fornecedores e que trabalham conosco para seguir fazendo deste programa um catalisador para o sucesso da indústria desta terra”.

Galán garantiu também que “a procura de novos modelos de produção e consumo é imprescindível para garantir a sustentabilidade social, econômica e ambiental do nosso planeta”, algo que - segundo o Presidente - está sendo discutido nestes dias na Conferência do Clima de Madri (COP25), cujo lema é ‘Tempo de agir’.

Nesta linha, o Presidente da Iberdrola explicou que “será necessário aumentar o investimento nos setores econômicos que podem contribuir para a descarbonização de um modo mais rápido e eficiente, como é o elétrico. O desenvolvimento tecnológico das energias renováveis, das redes inteligentes e do armazenamento tornam possível a eletrificação de setores como o transporte ou o frio e o calor, bem como de muitos processos produtivos em plenas condições de segurança e competitividade”.

Destacou que “as empresas bascas, muitas delas representadas aqui, mantêm hoje uma clara posição de liderança a nível europeu nestes setores”, para terminar afirmando que “para aproveitar esta oportunidade, será necessário seguir inovando num ambiente cada vez mais competitivo”.