Notícia

2019-11-20 00:00:00.0

Pelo seu firme compromisso com o esporte, concretizado nos últimos anos na promoção da participação da mulher para potencializar a igualdade

O CSD confere à Iberdrola a Placa de Ouro da Ordem Real do Mérito Esportivo: a mais alta condecoração que se concede ao esporte na Espanha

  • Ignacio Galán, Presidente da Iberdrola, comentou que “se trata de um reconhecimento a toda uma trajetória de apoio ao esporte espanhol em geral e, em concreto, ao esporte feminino, com o qual compartilhamos valores fundamentais como o esforço, a responsabilidade, o trabalho em equipe e o espírito de superação”

O Conselho Superior de Esportes (CSD) da Espanha concedeu à Iberdrola a Placa de Ouro da Ordem Real do Mérito Esportivo, conforme foi comunicado oficialmente por meio de uma Resolução do Ministério da Cultura e do Esporte espanhol publicada no Diário Oficial do Estado (BOE nas siglas em espanhol).

Este reconhecimento concedido à Iberdrola, no qual são levados em conta “os méritos e as circunstâncias existentes nos históricos esportivos e profissionais das pessoas e entidades”, representa a mais alta distinção que se confere ao esporte na Espanha.

Ignacio Galán, Presidente da Iberdrola, comentou que “se trata de um reconhecimento a toda uma trajetória de apoio ao esporte espanhol em geral e, em concreto, ao esporte feminino, com o qual compartilhamos valores fundamentais como o esforço, a responsabilidade, o trabalho em equipe e o espírito de superação”.

A Iberdrola está apoiando há mais de duas décadas o esporte espanhol através de acordos globais com o CSD ou com os comitês Olímpico e Paralímpico espanhóis (COE e CPE), bem como com diversas federações esportivas.

Nos últimos anos, a Companhia tem colaborado com o esporte feminino, em linha com seu compromisso irrenunciável com a promoção da igualdade. De fato, converteu-se em 2016 na primeira empresa em realizar uma aposta firme e global cujo objetivo é fomentar a participação da mulher no âmbito esportivo.

Atualmente, esse apoio da Iberdrola chega a 16 federações: ginástica, triatlo, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hockey, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. Da mesma forma, a Companhia também cede seu nome para 22 campeonatos, todos eles da categoria superior, além de 35 competições.

O aumento dos recursos (instalações, serviços médicos, juízes, etc.) ajudou a ampliar em 32% o número de federadas em ditas disciplinas, chegando a 316.500 mulheres. Além disso, está permitindo que as atletas de elite espanholas que fizeram suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível das competições nacionais.

Acesso a informação legal