NotíciaVolver

01/12/2020

Seu Programa Social já destinou mais de 10 milhões de euros a mais de 400 iniciativas sociais na última década

A Fundação Iberdrola España apoiará 34 projetos sociais dedicados a pessoas vulneráveis afetadas pela crise da COVID-19

  • A infância é o grupo social mais favorecido pela convocatória da entidade: mais de 40% dos projetos selecionados têm como objetivo combater a pobreza infantil e promover a educação inclusiva

A Iberdrola, através da convocatória de seu Programa Social 2021, lançado pela sua Fundação na Espanha, apoiará um total de 34 projetos sociais pensados para pessoas vulneráveis afetadas pela crise da COVID-19.

Nesta edição, o Programa Social da Fundação Iberdrola España priorizou a ajuda a um dos grupos sociais mais vulneráveis durante a pandemia: a infância. Dessa forma, 43% dos projetos selecionados pela entidade se destinam a combater a pobreza infantil e a promover uma educação inclusiva. Outros 23% têm como objetivo a inclusão social e profissional das pessoas com deficiências e 17% se dirigem ao âmbito da saúde e bem-estar. A convocatória reforça seu compromisso contra a desigualdade e a violência de gênero, representando 17% dos projetos selecionados.  

O Programa Social possui uma dotação orçamentária de 1,2 milhão de euros e o conjunto das iniciativas que serão desenvolvidas com seu apoio terá um impacto estimado em 50.000 pessoas em 2021, além de permitir a criação de 230 empregos diretos para profissionais do terceiro setor.

Os 34 projetos do Programa Social estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e seguem o exemplo colaborativo proposto pelas Nações Unidas em seu Objetivo 17, forjando parcerias multiatores entre instituições públicas e privadas.


Impulso a mais de 400 projetos em colaboração com uma centena de entidades sociais

A Iberdrola, através do Programa Social de sua fundação na Espanha, destinou mais de 10 milhões de euros a iniciativas sociais neste país, beneficiando um total de 375.000 pessoas. Desde o lançamento desse plano em 2010, a companhia promoveu mais de 400 projetos em colaboração com mais de uma centena de entidades sociais, contribuindo no combate à pobreza infantil, no apoio escolar e na inserção social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. O Programa Social permitiu criar 1.300 postos de trabalho e contou com a participação de 2.250 voluntários.

A Fundação Iberdrola España também concentra suas atividades em seu programa de bolsas nos âmbitos da energia, biodiversidade, meio ambiente e pesquisa, assim como no campo cultural, cujo foco recai na restauração e manutenção das riquezas culturais e artísticas do patrimônio da Península Ibérica.