Notícia

2023-03-15 14:37:00.0

Iberdrola e Haizea Wind Group assinam contrato no valor de mais de 200 milhões de euros

Galán: "Queremos continuar sendo o motor do crescimento e prosperidade no País Basco e na Espanha"

  • As novas instalações da Haizea Bilbao, que tiveram hoje sua primeira pedra colocada pelo Lehendakari, Iñigo Urkullu, o presidente do Haizea Wind Group, Dámaso Quintana, e o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, fabricarão 50 monoestacas para o parque eólico offshore East Anglia Three da empresa basca no Reino Unido.
  • O contrato contribuirá para a criação de 350 empregos diretos e representa um importante reconhecimento das capacidades tecnológicas e produtivas desenvolvidas pelo Haizea Wind Group durante os últimos cinco anos.
  • O parque eólico East Anglia Three da Scottish Power, a filial da Iberdrola no Reino Unido, terá uma capacidade de 1.400 MW e fornecerá energia limpa para mais de um milhão de lares no Reino Unido.
  • As obras de expansão do Haizea Wind no Porto de Bilbao acabam de começar e envolverão um investimento de mais de 150 milhões de euros. 

A Iberdrola e a Haizea Wind Group, líder mundial na fabricação de torres eólicas, assinaram hoje um acordo no valor de mais de 200 milhões de euros para que a Haizea Bilbao forneça 50 monoestacas ao parque eólico offshore East Anglia Three no Reino Unido, desenvolvido pela filial britânica da empresa elétrica, Scottish Power, a partir de suas instalações no Porto de Biscaia. 

O Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, disse durante a cerimônia que "queremos continuar sendo o motor do crescimento e da prosperidade no País Basco e na Espanha". Junto com ele, o Lehendakari Iñigo Urkullu, o presidente do Haizea Wind Group, Dámaso Quintana, e outras autoridades colocaram a primeira pedra das futuras instalações, que exigirá um investimento de mais de 150 milhões de euros.

Urkullu, por sua vez, elogiou o apoio da Iberdrola à economia e à sociedade do País Basco. "Esta união nos torna mais fortes. É importante ter acordos com outras entidades a fim de avançar", disse.

Atualmente, a fábrica do Grupo no Porto de Bilbao, Haizea Bilbao, conta com 48.800 metros quadrados e 500 trabalhadores. Depois de assinar este último contrato com a Iberdrola, Haizea Bilbao conta agora com uma superfície de mais de 200.000 m2

A expansão exigiu a extensão da concessão existente por parte da Autoridade Portuária. Além dos três armazéns existentes, o Haizea Bilbao acrescentará mais três, e uma nova área de armazenagem adicional para acomodar as monoestacas antes de serem entregues aos navios de transporte. Além disso, o acordo significará a criação de cerca de 350 empregos diretos no Haizea Bilbao. 

Com este contrato, o Haizea Wind Group completa uma carga de trabalho em Bilbao que ultrapassa 1.500 milhões de euros para os próximos 4 anos e representa um importante reconhecimento de suas capacidades tecnológicas e de produção. As 50 monoestacas que o Haizea Wind Group fabricará para a Iberdrola serão utilizadas para apoiar as turbinas eólicas do parque eólico offshore East Anglia Three, no Reino Unido. No total, este parque eólico terá uma capacidade de 1,4 GW e fornecerá energia limpa a mais de um milhão de lares britânicos.

Como declarado no contrato assinado com a Iberdrola, a Haizea Bilbao será responsável pelo fornecimento de materiais, engenharia do processo de fabricação e fabricação das monoestacas. Este contrato e a expansão da capacidade da Haizea no Porto de Bilbao estão em linha com o plano estratégico de crescimento do Haizea Wind Group, que inclui o objetivo de se tornar um dos mais importantes agentes na cadeia de valor da energia eólica offshore e, mais especificamente, assegurar uma posição relevante dentro das empresas de fornecimento e fabricação de fundações offshore.

A realização deste acordo com o líder mundial no mercado eólico offshore confirma a solidez do plano desenvolvido pela Haizea Bilbao nos últimos anos para se posicionar como um dos principais fabricantes de estruturas (torres e fundações) no setor eólico offshore, e consolida o compromisso do grupo de se tornar um dos principais fornecedores mundiais para a indústria eólica. O Porto de Bilbao também verá sua posição como um dos mais importantes centros eólicos offshore do sul da Europa fortalecida com o investimento.

As obras de ampliação do Haizea Bilbao serão realizadas pela empresa basca Amenabar.

Iberdrola: líder mundial em energia eólica 'offshore' 

Com uma capitalização de mercado de cerca de 70.000 milhões de euros, a Iberdrola é a maior empresa elétrica da Europa e uma das duas maiores do mundo, servindo 100 milhões de pessoas em todo o mundo.  A Iberdrola também é líder mundial no mercado eólico offshore.

A empresa basca está desenvolvendo um plano de investimento recorde que totaliza 47 bilhões de euros entre 2023 e 2025.

A Iberdrola alocará 17.000 milhões de euros para os negócios renováveis, concentrando o crescimento em projetos de alta qualidade com a melhor relação risco/retorno. Desse montante, 46% estarão focados na tecnologia eólica offshore na França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. No restante das tecnologias, a energia eólica onshore representará 25% do investimento, a fotovoltaica 24%, a hidrelétrica 2% e as baterias 3%.

Como resultado destes investimentos, a empresa aumentará sua capacidade instalada renovável em 12.100 MW para 52.000 MW em 2025, em comparação com os 40.000 MW planejados para este ano. 

Além disso, a Iberdrola investirá 27 bilhões nas redes de transmissão e distribuição, aumentando sua base de ativos em 44% para 56 bilhões até 2025. 

Sobre o Haizea Wind Group

O Haizea Wind Group é um Grupo que foi formado em 2017, baseado em duas empresas existentes (Grupo WEC e Tecnoaranda). Em 2018, a Haizea iniciou a Haizea Sica, sua fábrica de torres eólicas em Santa Fé (Argentina). Também em 2018, a produção foi lançada na fábrica de torres offshore no Porto de Bilbao, a Haizea Bilbao, por um grupo de profissionais com ampla experiência e com o objetivo de se tornar a referência na fabricação de aerogeradores offshore no mercado europeu. Mais recentemente, em 2022, o Haizea Wind Group abriu a fábrica Haizea Breizh na França, também dedicada à fabricação de torres eólicas offshore

O Haizea Wind Group possui atualmente três unidades de negócios: torres eólicas, fundações offshore e grandes fundições para turbinas eólicas.

Este é o segundo contrato que a Haizea Bilbao conseguiu para as futuras instalações do Porto após o assinado em setembro passado com a empresa dinamarquesa Ørsted.

O Grupo emprega atualmente cerca de 1.200 pessoas e o faturamento em 2022 excederá 250 milhões de euros

As monoestacas são grandes estruturas de aço, que servem para fixar as turbinas eólicas ao fundo do mar, e são o tipo de fundação mais competitivo, estando presentes em aproximadamente 80% dos parques eólicos offshore em operação. 

Atualmente, para as turbinas eólicas offshore de 10-12MW, as monoestacas têm um diâmetro de 8-9 metros, um comprimento de 80-90 metros e um peso de cerca de 1500 toneladas. Haizea Bilbao é um dos poucos fabricantes europeus capazes de produzir peças com estas dimensões. No futuro, com turbinas eólicas de até 20MW, estima-se que as monoestacas terão até 14-15 metros de diâmetro, até 130 metros de comprimento e um peso de até 3500 toneladas. Com os investimentos previstos, a nova fábrica em Bilbao será dimensionada para fabricar peças deste tamanho em produção seriada, e se tornará a fábrica de referência na Europa.

O Haizea Wind Group é atualmente o fabricante líder de grandes torres eólicas offshore na Europa tendo executado importantes projetos como East Anglia One e Dogger Bank (Reino Unido), Borselle 1&2 e HKZ (Holanda), Hornsea Two (Reino Unido), Seamade (Bélgica), Formosa (Taiwan), St. Nazaire e St. Brieuc (França) ou Hywind Tampen (Noruega), entre outros.