Notícia

2022-04-07 06:07:00.0

HBKU e Iberdrola Innovation ME colaboram em segurança de 'smart grids'

  • O acordo promove a inovação de alto impacto para enfrentar os desafios energéticos e ambientais

Com o objetivo de promover inovações de alto impacto em energia sustentável, a Universidade Hamad Bin Khalifa (HBKU) colaborará com a Iberdrola Innovation ME na pesquisa e no desenvolvimento na área de cibersegurança para a rede inteligente.

Sob um novo acordo de colaboração, HBKU e Iberdrola Innovation ME trabalharão para melhorar a tecnologia que está sendo utilizada em implantações de campo de smart grids na região. Aproveitando a respectiva experiência em segurança cibernética e soluções inovadoras de energia, os esforços conjuntos abrangerão estudos de pesquisa, propriedade intelectual e colaboração comercial em telecomunicações de redes inteligentes e mecanismos de segurança.
 
As smart grids são consideradas um "salto tecnológico" para promover novos modelos de consumo de eletricidade e descarbonização. Com a capacidade de operar com energia proveniente de recursos renováveis e incorporar tecnologia digital, os enormes volumes de dados gerados pelas smart grids exigem soluções de segurança eficazes.
 
A HBKU, através de sua Faculdade de Ciências e Engenharia (CSE), e a Iberdrola Innovation ME colocarão à disposição da universidade seu corpo docente, seus funcionários e seus recursos para um projeto de pesquisa focado em técnicas de segurança para comunicações de linhas de energia. O Dr. Roberto Di Pietro, professor de segurança cibernética no CSE, contribuirá à equipe conjunta de projeto de cientistas pesquisadores e engenheiros de redes inteligentes com sua experiência. Os resultados esperados incluem publicações científicas revisadas por pares, pedidos de patentes de propriedade conjunta e, idealmente, a posterior comercialização.
 
O Dr. Mounir Hamdi, reitor fundador do CSE, e o Dr. Richard O'Kennedy, vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (RDI) da Fundação Qatar (QF) e vice-presidente de Pesquisa da HBKU, com altos funcionários do Escritório de Desenvolvimento Industrial e Transferência de Conhecimento (IDTK), parte da QF RDI, participaram da cerimônia oficial de assinatura com Santiago Bañales Lopez, diretor-geral da Iberdrola Innovation Middle East, Javier Hernandez Fernandez, diretor técnico da Iberdrola Innovation Middle East, e outros funcionários.
 
Com respeito a esta colaboração, o Dr. Mounir Hamdi, reitor do CSE da HBKU, disse: "Este novo acordo é baseado em nossa longa relação com a Iberdrola, que está focada na inovação apoiada pelo conhecimento. Prevemos que esta cooperação contribua ativamente para a transformação energética do Qatar, com um impacto muito positivo nas iniciativas de smart grids e sustentáveis".
 
A Iberdrola Innovation ME foi criada no Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar (QSTP) em 2016, onde o Centro de Tecnologia da Iberdrola realiza projetos de ponta em smart grids, integração renovável e gestão de energia. Em outubro de 2021, o Grupo Iberdrola criou o Global Smart Grid Hub em Bilbau, um centro global de inovação em smart grids que combina sua capacidade tecnológica com a de especialistas em todo o mundo.
 
Santiago Bañales Lopez, diretor-geral da Iberdrola Innovation Middle East QSTP, disse: "Nosso acordo com a HBKU reflete nosso compromisso com o sistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Qatar e o aumento do conhecimento em áreas específicas da ciência e da energia. Nossa colaboração garantirá que nossos esforços conjuntos estejam na vanguarda da solução dos desafios energéticos e ambientais do Qatar, avançando com soluções para suas capacidades de smart grids".
 
Para mais informações sobre os programas e pesquisas da Faculdade de Ciências e Engenharia, visite cse.hbku.edu.qa

Acesso a informação legal