Notícia

2021-01-27 00:00:00.0

Adjudicatária de sete usinas localizadas em áreas singulares com uma elevada produção solar

Iberdrola: adjudicada com 243 MW no leilão de energias renováveis com instalações fotovoltaicas inovadoras

  • A Companhia é líder no setor de energias renováveis na Espanha com uma potência instalada de 16.700 MW — que, com seu plano de investimento até 2025, chegará a 25.000 MW — e possui atualmente um portfólio renovável de 11.700 MW no país

A Iberdrola, pioneira e líder mundial no setor das energias renováveis, foi adjudicatária de 243 MW fotovoltaicos no leilão de energias renováveis organizado pelo Ministério de Transição Ecológica e Desafio Demográfico da Espanha.

As instalações fotovoltaicas estão agrupadas em sete lotes, localizados em áreas singulares com uma elevada produção solar e possuem sinergias de evacuação comum de energia à rede.

Como adjudicatária do leilão, a Iberdrola obtém um preço garantido durante 12 anos para a produção destes ativos; uma fórmula que se soma à venda da produção de outras instalações de seu portfólio em desenvolvimento a clientes varejistas, mercado atacadista e contratos bilaterais (PPA), configurando assim uma ferramenta de gerenciamento do risco dos investimentos futuros.

Atualmente, a companhia já está construindo 1.800 MW em projetos fotovoltaicos e eólicos na Espanha (entre eles, a maior usina fotovoltaica da Europa, Francisco Pizarro, com 590 MW de potência instalada), possuindo no país um portfólio de 11.700 MW. É líder no setor renovável na Espanha com uma capacidade instalada de 16.700 MW, que seu plano de investimento até 2025 elevará a 25.000 MW.

A Iberdrola não tem dúvidas de que a eletrificação e a transição energética atuarão como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a companhia lançou um plano de investimento histórico de 75 bilhões de euros (desse total, 14,3 bilhões de euros se destinam à Espanha) para o período 2020-2025, com o objetivo de dobrar sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Acesso a informação legal