Notícia

2020-05-07 00:00:00.0

Reforça sua presença no mercado de geração francês, onde está promovendo o parque eólico offshore Saint-Brieuc (496 MW)

Iberdrola adquire a companhia francesa de energias renováveis Aalto Power por 100 milhões de euros

  • Esta empresa possui 118 MW eólicos onshore já em funcionamento e uma carteira de projetos de 636 MW em diferentes fases de desenvolvimento
  • A companhia, liderada por Ignacio Galán, fará investimentos recordes no valor de 10 bilhões de euros ainda este ano, assim como protagoniza uma das primeiras operações corporativas no mercado europeu desde o início da crise sanitária
  • A espanhola Iberdrola, cujo objetivo é chegar a um milhão de clientes no país vizinho até 2023, não descarta a possibilidade de fazer mais compras no setor das energias renováveis francês nos próximos meses

A Iberdrola fechou um acordo para a aquisição da empresa francesa de energias renováveis Aalto Power, propriedade da Aiolos e da Caisse des Dépôts et Consignations, por 100 milhões de euros.

A companhia, liderada por Ignacio Galán, fará investimentos recordes no valor de 10 bilhões de euros ainda este ano, assim como protagoniza uma das primeiras operações corporativas no mercado europeu desde o início da crise sanitária.

Fundada em 2005 e com sede em Marselha, a Aalto Power já dispõe de 118 megawatts (MW) eólicos onshore operacionais na França e uma carteira de projetos eólicos onshore em tal país que somará outros 636 MW, os quais estão em diferentes fases de desenvolvimento.

A operação faz parte do compromisso da Iberdrola que visa fortalecer sua presença e crescimento em energias renováveis na França.

De fato, a compra da Aalto Power além de proporcionar à Iberdrola os primeiros megawatts operacionais em terras francesas, também vai reforçar seus planos na área de geração renovável, graças aos projetos da empresa e à sua equipe de profissionais com experiência no desenvolvimento desse tipo de infraestrutura.

A Iberdrola já está promovendo na França o parque eólico offshore de Saint-Brieuc, onde adquiriu 100% do capital no último mês de março e que envolverá um investimento de cerca de 2,5 bilhões de euros.

Os 496 MW de potência desse complexo, que começará a ser construído em 2021, entrarão em funcionamento em 2023, gerando energia limpa suficiente para satisfazer o consumo de eletricidade de aproximadamente 835.000 pessoas.

Localizado na Bretanha, a 16 quilômetros da costa, o parque de Saint-Brieuc terá 62 turbinas da Siemens Gamesa, de 8 MW de potência unitária, ocupando uma superfície de 75 quilômetros quadrados. Os aerogeradores terão uma altura total de 207 metros.


Iberdrola, continuará crescendo na França

A aquisição da Aalto Power também tem como objetivo reforçar os ambiciosos planos de crescimento da Iberdrola no setor da comercialização de energia elétrica francês, onde pretende chegar a um milhão de clientes até 2023.

Nesse sentido, a companhia não descarta a possibilidade de continuar comprando outras empresas do setor renovável francês nos próximos meses.

 

Acesso a informação legal