Notícia

11.11.2019

Iberdrola anuncia parceria para acelerar a digitalização de subestações secundárias

  • A Iberdrola, juntamente com sete parceiros do setor — Intel, Ariadna Grid, Circutor, Landis+Gyr, Merytronic, Nebbiolo Technologies, ZIV Automation — anunciam colaboração para definição e desenvolvimento de uma arquitetura de referência da Plataforma de Subestação Secundária (SSP) baseada nas tecnologias Intel usando virtualização para monitoramento, controle e análise de borda

A Iberdrola, juntamente com sete parceiros do setor — Intel, Ariadna Grid, Circutor, Landis+Gyr, Merytronic, Nebbiolo Technologies, ZIV Automation — anunciam colaboração na definição e desenvolvimento de uma arquitetura de referência da Plataforma de Subestação Secundária (SSP) baseada nas tecnologias Intel usando virtualização para monitoramento, controle e análise de borda.

Hoje, as concessionárias globais são obrigadas a distribuir energia por subestações secundárias ao menor custo para consumidores e empresas. As subestações secundárias, entretanto, são frequentemente desafiadas por terem que operar com várias implementações de equipamentos legados em vários fornecedores.  Alguns dispositivos legados são digitais, enquanto outros podem ser eletromecânicos, cada um com seu próprio hardware e firmware. Abordar essa complexidade combinada com a crescente penetração dos recursos energéticos distribuídos requer uma abordagem totalmente nova.

O objetivo da arquitetura de referência do SSP é acelerar a criação de uma arquitetura baseada em padrões, aberta, interoperável e segura, que lide com os desafios técnicos e de negócios enfrentados pelas concessionárias em todo o mundo. Projetada para permitir CAPEX e OPEX mais baixos, assim como um tempo mais rápido para comercializar utilitários, digitalizando as subestações secundárias, a flexibilidade fornecida pela virtualização em uma plataforma comum também facilita a implantação de novas tecnologias na borda para atender aos casos de uso conforme sua necessidade surge.

A arquitetura de referência prevista é vital para aumentar a visibilidade na borda, tornando os dados da grade direcionados e mitigando os desafios criados pela crescente penetração dos Recursos Energéticos Distribuídos (DER). Com o objetivo de interceptar a digitalização no setor de serviços públicos, a Iberdrola apoiará o programa piloto para validar hardware e soluções de ponta a ponta, acelerando a transformação digital do negócio de serviços públicos.

 

 

Acesso a informação legal