Notícia

2021-03-10 00:00:00.0

Iberdrola apresenta o Programa Iberdrola - Museu 2021 de Conservação e Restauro com o Museu de Belas Artes de Bilbau

Desde 2013 o programa Iberdrola - Museu de Conservação e Restauro se encarrega de manter a coleção do Museu de Belas Artes de Bilbau em um excelente estado de conservação. Para tal objetivo, todos os anos se seleciona um conjunto de obras que precisa de tratamento de acordo com diversos núcleos cronológicos e variadas técnicas artísticas.

Além disso, em 2019 foi incluída uma nova linha de atuação sobre obras de arte que, mesmo não pertencendo à coleção do museu, participam das exposições temporárias. É o caso de uma seleção de pinturas que pertencem a coleções privadas e foram incluídas nas exposições Ameztoy e Obras-primas da coleção Valdés.

Finalmente, o programa expande sua missão através da capacitação de futuros profissionais que, graças à bolsa Iberdrola - Museu de Belas Artes de Bilbau, desenvolvem seus conhecimentos no Departamento de Conservação e Restauro.


Intervenções em obras recentemente adquiridas e programa de mediação

Em 2020 o programa seguiu essas linhas de atuação, com a particularidade de que também realizou intervenções em obras recentemente adquiridas e que agora são exibidas pela primeira vez ao público. É o caso das pinturas 'Paisaje con pastor' de Ignacio Iriarte — adquirida recentemente graças à contribuição do programa de Amigos do Museu —; 'Playa de Sopelana' e 'Paisaje con montañas' de Juan de Barroeta; 'La fábrica de Pasajes' de Gonzalo Chillida e 'Montmartre sous la neige' de Jean-François Raffaëlli; e das estampas de Joaquim Sunyer e Marta Cárdenas. A estas também se somam obras conhecidas da coleção assinadas por Ángel Larroque, Remigio Mendiburu e Pablo Milicua.

Por outro lado, considerando a futura ampliação do museu, também foi implementado um novo programa de mediação que divulga a arquitetura do museu e do patrimônio artístico que o rodeia através de visitas guiadas ao exterior da edificação. Ao adquirir o ingresso para o museu, as visitas ao exterior são gratuitas e acontecem todos os fins de semana (sábados às 12h30h e 18h30; domingos às 12h30h, em espanhol e em euskera no último domingo de cada mês. A inscrição pode ser feita online ou no mesmo dia na bilheteria do museu).