Notícia

2022-07-31 23:05:00.0

Iberdrola aumentará sua capacidade renovável na Polônia com 98 MW de projetos eólicos e solares

  • Quando as novas instalações, já em construção, entrarem em operação em 2023, a companhia terá 261 MW de capacidade instalada na Polônia, um mercado que se tornou uma das plataformas de crescimento do grupo Iberdrola. 

A Iberdrola fechou um acordo preliminar para a aquisição de 98 megawatts (MW) de projetos eólicos e solares na Polônia com a companhia Augusta Energy sp. z o.o., uma joint venture entre a filial da Greenvolt, V-ridium Power Group, e a gerente de ativos KGAL.

A transação inclui dois parques eólicos com uma capacidade combinada de 50 MW e seis usinas fotovoltaicas que totalizam 48 MW. Todos os projetos estão atualmente em construção e são parte de um PPA de 15 anos estabelecida com a T-Mobile Polska, indexado ao índice de preços ao consumidor (IPC). Espera-se que os projetos entrem em operação em 2023.

A Iberdrola está expandindo sua presença na Polônia, um mercado essencial para o crescimento da empresa, e esta transação aumentará sua capacidade instalada renovável para 261 MW. 

A aquisição ocorre logo depois da aquisição em 2021 dos parques eólicos operacionais Zopowy (30 MW) e Korytnica I (82,5 MW), e do projeto eólico Korytnica II (50,5 MW), cuja construção foi iniciada pela Iberdrola em junho deste ano e cuja fase operacional também será iniciada em 2023.

A Iberdrola também está desenvolvendo vários projetos de tecnologia eólica offshore na Polônia e está participando do concurso público do governo polonês para diferentes áreas do Mar Báltico. Os projetos serão incorporados ao Baltic Sea Hub, o centro do grupo que atuará como epicentro de sua atividade renovável na Alemanha, Polônia e Suécia.

A Iberdrola é líder mundial em energias renováveis, com uma capacidade instalada de quase 39.000 MW, o que faz de seu parque de geração um dos mais limpos do setor energético.