Pasar al contenido principal

Notícia

Sob o lema “125 anos-luz”, a companhia aproxima seu legado da sociedade

2026-01-12 08:43:00.0 - 2026-01-12 08:43:00.0 UTC +01:00

Iberdrola celebra seus 125 anos em 2026 com amplo programa de atividades voltado para toda a sociedade espanhola

  • Inclui exposições de tecnologia e arte, festivais, eventos sociais, iluminações de edifícios emblemáticos e outras iniciativas em todo o território espanhol.
  • O grande evento comemorativo do nascimento da Iberdrola, em 1901, será realizado na Torre Iberdrola, em junho, e contará com um grande espetáculo de luzes e apresentações musicais abertas ao público.

A Iberdrola apresentou hoje um amplo programa para celebrar seus 125 anos com toda a sociedade. Sob o lema 125 anos-luz, que faz referência à transformação da empresa ao longo de sua história e, ao mesmo tempo, a suas promissoras perspectivas para o futuro, a empresa promoverá em toda a Espanha uma intensa agenda de atividades ao longo dos próximos doze meses. A programação inclui exposições de tecnologia e arte, festivais de música, eventos sociais e iluminações de edifícios emblemáticos para celebrar com seus colaboradores, clientes, acionistas e o público em geral uma trajetória marcada pelo compromisso com as pessoas e pela contribuição ao desenvolvimento e ao progresso por meio da eletrificação.

Desde a sua fundação como Hidroeléctrica Ibérica em Bilbao, em 19 de julho de 1901, a Iberdrola percorreu um longo caminho até se tornar a maior empresa de energia elétrica da Europa em valor de mercado e uma das duas maiores do mundo. Nos últimos 25 anos, seu crescimento e expansão internacional consolidaram a companhia como um grupo global que atende cerca de 100 milhões de pessoas e impulsiona a internacionalização de centenas de empresas espanholas. Atualmente, seus investimentos e aquisições sustentam 120 mil empregos na Espanha e mais de meio milhão em todo o mundo.

Programação em todo o território espanhol

Dentro do amplo calendário de iniciativas previstas para a celebração do 125º aniversário, o Museu de Belas Artes de Bilbao receberá, a partir de abril e coincidindo com sua reabertura após as obras de ampliação, uma exposição com obras da coleção Iberdrola relacionadas à sua evolução ao longo do tempo, proporcionando um passeio pela história da empresa em imagens.

O grande ato institucional para comemorar o nascimento da empresa ocorrerá em junho, na Torre Iberdrola (Bilbao), com o lançamento do livro do 125º aniversário, em um evento que contará com a participação da Orquestra Sinfônica e da Sociedade Coral de Bilbao. Além disso, está previsto um espetáculo de luzes e apresentações musicais aberto ao público, com a participação de artistas de renome nacional e internacional.

A música terá um papel de destaque em outros dois grandes festivais. Um deles será realizado no espaço Iberdrola Music, em Madri, em junho, com apresentações de Lenny Kravitz, Manuel Carrasco e Ana Mena, entre outros artistas. O outro acontecerá no Roig Arena, em Valência, em novembro, cuja programação será anunciada posteriormente. A venda de ingressos, que será iniciada em breve, contribuirá para projetos sociais.

O Roig Arena também será sede de um fórum dedicado ao debate sobre o impacto social e o efeito indutor da atividade da Iberdrola em todo o mundo ao longo desses 125 anos, com mesas de diálogo e palestras de especialistas internacionais.

Em linha com o espírito aberto e participativo das atividades organizadas pela empresa para comemorar seus 125 anos-luz, a Iberdrola disponibilizará ao público uma exposição interativa sobre a evolução da tecnologia elétrica. A mostra contará com objetos históricos, maquetes, vídeos, fotografias, realidade virtual, telas 360º e jogos para toda a família que aproximarão a energia de públicos de todas as idades. A exposição será realizada no espaço CentroCentro, em Madrid, entre setembro e outubro.

Além disso, ao longo de 2026, um edifício emblemático em diferentes regiões do país será iluminado a cada mês com tecnologia de ponta e sustentável para valorizar o valioso patrimônio artístico e cultural da Espanha. O primeiro deles será a Capela Real do Palácio Real (Madri), seguida pela Torre do Miguelete (Valência), coincidindo com o 600º aniversário de sua construção, para terminar o ano com a iluminação do teatro e anfiteatro de Mérida (Extremadura) e da Basílica de Nossa Senhora de Begoña, em Bilbao.


Informação ao alcance de todos

Em breve, a Iberdrola disponibilizará ao público o site 125.iberdrola.com, também acessível por meio do site corporativo, onde será possível consultar todas as informações sobre a agenda de eventos relacionados ao 125º aniversário. O portal contará ainda com uma ampla oferta de conteúdos audiovisuais que darão rosto e voz às pessoas que tornaram possível essa jornada de 125 anos e que já estão construindo as bases para o futuro da Iberdrola. Por meio de histórias reais, será apresentado o impacto da companhia na vida das pessoas e seu papel no avanço rumo a um mundo mais justo, fraterno, solidário e sustentável, sustentado por um modelo energético mais eficiente, seguro, inovador, competitivo e autossuficiente