Pasar al contenido principal

Notícia

2026-01-29 12:00:00.0

Iberdrola conclui venda de suas usinas de gás para tratamento de dejetos pecuários à Edison Next

  • A transação, anunciada em dezembro passado, inclui cinco usinas de tratamento de dejetos com gás natural na Espanha, totalizando 52 MW, além de quatro projetos de biometano em desenvolvimento com capacidade de 340 GWh por ano.
  • A operação reforça a estratégia da Iberdrola focada no avanço da eletrificação. 

A Iberdrola concluiu a venda de seu portfólio de ativos de gás para o tratamento de dejetos pecuários na Espanha para a empresa de serviços energéticos Edison Next, conforme anunciado em dezembro passado.

O portfólio conta com cinco usinas de tratamento de dejetos em operação, desenvolvidas há mais de 20 anos, que somam 52 megawatts (MW), além de quatro projetos de biometano em desenvolvimento localizados em regiões próximos.

A conclusão desta operação integra o plano de rotação de ativos e parcerias da Iberdrola, alinhado à sua estratégia de transformação rumo a negócios com maior potencial de crescimento, principalmente redes elétricas e geração de energia renovável.

Nesse contexto, o Grupo realizou nos últimos meses diversas operações, como a aquisição da participação de seu sócio PREVI em sua subsidiária brasileira Neoenergia e o posterior anúncio de uma oferta pública de aquisição (OPA) para alcançar 100% do capital; a parceria com a Masdar para investir conjuntamente 5,2 bilhões de euros no maior parque eólico offshore da Iberdrola, o East Anglia Three, localizado no Reino Unido e com capacidade de 1.400 MW; além de recentes acordos de desinvestimento no México, Hungria e França.

Acesso a informação legal