Notícia

2022-05-30 04:08:00.0

Iberdrola mantém seu compromisso com as energias renováveis com 500 novos MW verdes em construção

  • A empresa investirá mais de 350 milhões de euros no desenvolvimento de dez projetos de energia fotovoltaica e eólica em três comunidades autônomas
  • As novas plantas serão capazes de fornecer energia limpa a 257.000 lares e evitarão a emissão de mais de 117.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera

A Iberdrola mantém sua liderança na promoção do desenvolvimento das energias renováveis na Espanha, onde atualmente tem 500 novos MW de energia eólica e solar em construção. A empresa está desenvolvendo dez novas fábricas, com um investimento de mais de 350 milhões de euros. Juntas, essas instalações terão capacidade suficiente para abastecer 257.000 casas com energia limpa e evitarão a emissão para a atmosfera de mais de 117.000 toneladas de CO2 por ano.

A maioria dos novos desenvolvimentos corresponde a instalações fotovoltaicas, nas quais a empresa irá instalar cerca de 720.000 painéis. Entre elas, destacam-se as fábricas do Tejo I, II, III e IV da Extremadura, localizadas na cidade de Alcántara, em Cáceres. Com uma capacidade de 200 MW, estas quatro instalações terão módulos bifaciais que permitem uma maior produção, já que possuem duas superfícies sensíveis à luz. Assim, quando entrarem em operação, gerarão juntos mais de 313.650 MWh por ano, o que equivale a fornecer mais de 95.850 residências, evitando a emissão de 43.250 toneladas de CO2. 

A Andaluzia é outra região importante nos planos da Iberdrola para desenvolver a energia solar. Nesta comunidade, a empresa está promovendo quatro novas usinas fotovoltaicas, declaradas de interesse estratégico pelo governo regional da Andaluzia. Três deles (Poleo, Cornicabra e Espliego) fazem parte do projeto Guillena no município de Castilblanco de los Arroyos, em Sevilha. Estas instalações, com uma capacidade total de 144 MW, fornecerão energia para 72.000 casas e evitarão a emissão de 32.000 toneladas de CO2 por ano.

A Iberdrola também está construindo a planta de Cespedera em Medina Sidonia (Cádiz), que com 27 MW irá gerar energia verde suficiente para cobrir o consumo de 15.500 residências e evitar a emissão de 7.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera. 

Estes projetos gerarão até 680 empregos durante os períodos de pico de construção, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia andaluza.

Em Castilla y León, Iberdrola está construindo a usina fotovoltaica Villarino em Salamanca, que instalará 50 MW de energia verde. Uma vez operacional, esta infraestrutura gerará energia limpa suficiente para abastecer uma população de cerca de 27.000 casas e evitará a emissão de 12.000 toneladas de CO2 para a atmosfera por ano.

Na mesma comunidade, a empresa está construindo o parque eólico Valdemoro de 50 MW. Este parque eólico terá onze turbinas eólicas capazes de abastecer mais de 48.000 casas e evitar a emissão de 23.000 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Com essas iniciativas, a empresa criará até 370 novos empregos na região, a maioria deles locais.

A empresa está pronta para iniciar a construção de outros 245 MW de energia renovável  

Além disso, a Iberdrola já obteve as Declarações de Impacto Ambiental para a construção dos projetos fotovoltaicos Alcarria (40 MW) em Castilla-La Mancha, Peñarrubia (50 MW) em Murcia e Virgen de Areños (50 MW) em Castilla y León. O parque eólico El Escudo (105 MW) em Cantábria também tem esta autorização. A construção começará quando for obtido o restante das licenças necessárias. 

A Iberdrola vem liderando a transição energética há mais de duas décadas. A empresa lançou um plano histórico de investimento de 150 bilhões de euros na próxima década -75 bilhões de euros até 2025-, com o qual espera triplicar sua capacidade renovável no mundo inteiro e dobrar seus ativos de rede.

Na Espanha, o grupo lidera o setor de renováveis com uma capacidade instalada de mais de 17.400 MW, que alcançará 25.000 MW nos próximos anos graças a seu plano de investimento, que prevê a alocação de 14,3 bilhões até 2025 para a implantação de um ambicioso plano de energias renováveis e redes inteligentes.

O preço das ações da Iberdrola subiu mais de 10% com dividendos até agora este ano. O preço de suas ações está em alta de 13 meses e está próximo de níveis recordes. A capitalização da empresa de energia é de cerca de 73 bilhões de euros, a maior do mercado acionário espanhol, e iguala o valor combinado de Naturgy, Repsol e Endesa. A maioria dos bancos de investimento recomenda a compra das ações da empresa, reconhece sua criação de valor histórico e antecipa boas expectativas para o mercado a médio e longo prazo.