Notícia

2021-01-13 00:00:00.0

Continua acelerando seus investimentos em energias renováveis a fim de contribuir para a recuperação verde e combater as mudanças climáticas

Iberdrola continua crescendo na Grécia com a construção do parque eólico Mikronoros

  • Em 2022, sua capacidade renovável instalada no país será de 435 MW

A Iberdrola acelera os investimentos em energias renováveis e inicia o ano com a construção do projeto eólico de Mikronoros, situado na província de Rodopi, na Trácia, no norte da Grécia.

O parque, com uma capacidade instalada de 33,6 megawatts (MW), será composto por 8 aerogeradores V150 de 4,2 MW de potência unitária, com uma altura de eixo de 105 m e um diâmetro de rotor de 150 m.

Com sua entrada em operação, em meados deste ano, a potência renovável instalada da Iberdrola na Grécia e no Chipre chegará a 335 MW.

Em 2022, a Companhia prevê a entrada em operação de outros três projetos eólicos, que somarão uma potência adicional conjunta de 100,4 MW elevando a capacidade operacional da Companhia na região para 435,4 MW.

Para tal objetivo contribuirão os parques eólicos de Askio II (33,6 MW), Askio III (50 MW) e Rokani (16,8 MW) que a Iberdrola ganhou no leilão de capacidade que ocorreu na metade do ano passado nesse mercado.

Na Grécia a Iberdrola aposta em um modelo de energia verde e sustentável com o objetivo de acelerar a transição para uma economia descarbonizada e combater as mudanças climáticas.

Seus projetos no país promovem a inovação tecnológica para desenvolver energias renováveis eficientes que contribuem para a redução de emissões combatendo as mudanças climáticas e gerando um impacto positivo econômico, ambiental e social nas comunidades onde está presente.

Em junho de 2020 a Grécia tinha 7.237 MW de capacidade renovável instalada, dos quais 3.832 MW são de energia eólica e 2.841 MW fotovoltaica.


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica

A Iberdrola não tem dúvidas de que a transição energética pode atuar como um agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos.

Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 75 bilhões de euros para o período 2020-2025 com o objetivo de dobrar sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Após vinte anos promovendo a transição energética com investimentos de 120 bilhões de euros, a Iberdrola é líder em energias renováveis com uma capacidade instalada de mais de 33 GW, o que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Com emissões de CO2/kWh, que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia neutra em carbono na Europa até 2030.

Acesso a informação legal