Notícia

2024-03-19 18:19:00.0

Convocamos nossa Assembleia Geral de Acionistas para o próximo dia 17 de maio

  • As propostas em pauta reafirmam o objetivo da empresa de fortalecer a participação contínua e permanente dos acionistas e de incentivar seu engajamento.

O Conselho de Administração da Iberdrola estabeleceu, em sua reunião de hoje, convocar a Assembleia Geral de Acionistas 2024 da empresa para o próximo dia 17 de maio.

A Iberdrola tem se comprometido há anos a fortalecer o diálogo com suas centenas de milhares de acionistas e a obter sua máxima participação nas decisões mais significativas da empresa. Por esta razão, pelo terceiro ano consecutivo, o Conselho de Administração propôs um dividendo de participação, o que a torna a única empresa do Ibex 35 que recompensa seus acionistas por participarem do evento mais importante da companhia.

Se este novo incentivo for aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas no dia 17 de maio e for atingido um determinado quórum, a Iberdrola pagará um valor adicional a todos os seus acionistas com direito a participar da Assembleia. Tanto a porcentagem do quórum quanto o valor deste dividendo de participação serão publicados nos próximos dias, juntamente com o anúncio da convocação.

A ordem do dia da próxima Assembleia Geral contempla 22 propostas de acordo, entre as quais haverá modificações aos Estatutos Sociais, com o objetivo de fortalecer a participação contínua e permanente dos acionistas na vida da empresa e incentivar sua participação efetiva e sustentável na sociedade.

Também foram incluídas atualizações relacionadas à posição da Iberdrola como holding do grupo e à Política de Remuneração dos Conselheiros, tendo cumprido o prazo estabelecido para sua revisão pela Assembleia Geral de Acionistas.

Além disso, propõe-se a aprovação das contas anuais, do relatório de gestão, da declaração de informações não financeiras, da destinação do lucro de 2023 e de duas novas edições do sistema dividendos opcional "Iberdrola Retribución Flexible", assim como a reeleição dos conselheiros externos e independentes.

Particularmente, propõe-se à Assembleia Geral de Acionistas a reeleição de Nicola Mary Brewer e Regina Helena Jorge Nunes como conselheiras independentes e de Iñigo Víctor de Oriol Ibarra como conselheiro externo. Propõe-se também que o número de membros do Conselho de Administração seja mantido em 14. Dessa forma, a empresa reforça o alto nível de independência de seus membros, assim como sua diversidade, em todos os níveis. A ampla variedade de idade, experiência e origem dos conselheiros, com seis nacionalidades presentes no corpo diretivo, reflete o firme compromisso da empresa com a diversidade.

A Iberdrola também conta com uma presença equilibrada de mulheres e homens no Conselho de Administração: os conselheiros externos estão distribuídos em 50% entre ambos os gêneros, e nenhum deles tem uma representação inferior a 42,86% do total de conselheiros. Tanto é que a empresa tem estado à frente dos requisitos em vigor, cumprindo de forma ininterrupta desde 2021 com a meta de 40% de conselheiras fixada para o final de 2022 no Código de boa governança para companhias de capital aberto, e com a presença mínima de cada gênero em 40% dos membros não executivos ou 33,33% do total de membros fixados para 30 de junho de 2026 na Diretiva (UE) 2022/2381 do Parlamento Europeu e do Conselho

Novo programa de recompra de ações

Na reunião de hoje, o Conselho de Administração também concordou em implementar um novo programa de recompra de ações, que está programado para começar em 23 de abril. O objetivo é cumprir o compromisso do grupo de manter estável o número de ações em circulação, sobre o qual são calculados ganhos por ação em torno de 6,24 bilhões.

Para isso, após uma resolução da Assembleia Geral de Acionistas, a Iberdrola adquirirá no mercado um máximo de 183.299.000 títulos próprios, que representam 2,854% do capital social atual da empresa, incluindo as adquiridas através do programa de recompra. 

Assembleia Geral de Acionistas: um evento sustentável

A Iberdrola continua apostando em sua liderança através da sustentabilidade de todos os seus processos, incluindo os eventos corporativos, conforme previsto em sua Política de Gestão Sustentável. Sua Assembleia Geral de Acionistas seria certificada como um evento sustentável pelo nono ano consecutivo. Tal reconhecimento é concedido pela AENOR (Associação Espanhola de Normalização), com base no cumprimento dos requisitos da norma ISO 20121 para a gestão sustentável de eventos, e pela empresa pública do governo basco IHOBE, através de seu selo "Erronka Garbia".

Essas certificações atestam que todos os processos do Assembleia, desde seu planejamento até depois de sua realização, seguem critérios sustentáveis para garantir a acessibilidade, minimizar o impacto ambiental, ajudar a comunidade local e os grupos vulneráveis e aumentar a conscientização sobre a sustentabilidade.

Em 2016, a Iberdrola foi a primeira empresa do Ibex 35 (índice da Bolsa de Valores de Madri) a obter esta certificação, sendo renovada em 2019. Em 2020, a empresa foi pioneira ao certificar a gestão sustentável tanto da Assembleia como das apresentações de resultados e do Capital Markets Day.