Notícia

2020-07-02 00:00:00.0

No âmbito de seu Programa de Iluminação de edifícios singulares

A Iberdrola iluminará a fachada principal do Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional

  • O projeto inclui o design e a execução de uma nova iluminação ornamental exterior que ressaltará as características arquitetônicas desse edifício de Madri do final do século XIX
  • Desde 2011, a empresa instalou ou melhorou a iluminação de mais de 40 monumentos na Espanha, entre os quais se destacam a histórica Ponte Romana de Alcântara, em Cáceres; a fachada do Congresso dos Deputados, em Madri; a Catedral de Ávila, ou o interior da Catedral Nova de Salamanca

A Iberdrola, através de sua Fundação na Espanha, assinou um acordo de colaboração com o Ministério de Defesa para projetar e executar um novo sistema de iluminação ornamental para a fachada principal da sede do Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN), localizado no Paseo de la Castellana, n.º 61 na cidade de Madri.

Na formalização desse acordo, celebrado na manhã desta quinta-feira (02/07) na sede do centro militar, estiveram presentes o chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD), General da Aeronáutica Miguel Ángel Villarroya Vilalta, e o presidente da Fundação Iberdrola Espanha, Fernando García.

O projeto consiste na instalação de um novo sistema de iluminação exterior na fachada principal desse edifício do final do século XIX, de estilo eclético, que permitirá destacar suas características arquitetônicas. A Fundação Iberdrola Espanha, encarregada de realizar o projeto, calcula que os trabalhos estarão concluídos nos próximos meses.

O objetivo do projeto ratifica o compromisso da Iberdrola não só com a manutenção e promoção da arte e da cultura, mas também com o incentivo à inovação e o respeito ao meio ambiente. Graças ao acordo, a Fundação Iberdrola instalará luminárias da tecnologia LED mais avançada, que permitirá aumentar a eficiência energética (em média 75% a mais em relação às lâmpadas analógicas), reduzir o gasto de energia e as emissões de CO2 lançadas na atmosfera, assim como minimizar o trabalho de manutenção.


Iberdrola, com a promoção da arte e da cultura

Uma das principais áreas de atuação da Iberdrola, através de sua fundação na Espanha, foca no cuidado, conservação e valorização das riquezas histórico-artísticas. O Programa de Iluminação tem como principal objetivo desenvolver intervenções em edifícios singulares para instalar ou melhorar seus sistemas de iluminação interior e/ou exterior com a finalidade de contribuir para a valorização do patrimônio histórico-artístico.

Desde 2011, o volume de investimento destinado ao Programa de Iluminação aumentou para cerca de 3 milhões de euros e permitiu melhorar mais de 40 monumentos na Espanha, entre os quais se destacam a histórica Ponte Romana de Alcântara, em Cáceres; a fachada do Congresso dos Deputados, em Madri; a Catedral de Ávila, ou o interior da Catedral Nova de Salamanca.


Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN)

O Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional, como principal centro docente militar conjunto, é o órgão competente para ministrar cursos de Altos Estudos da Defesa Nacional e outros estudos que levam à obtenção de diplomas de pós-graduação, assim como os estudos militares de caráter conjunto que se determinem, para o qual estabelece colaborações com as universidades públicas, os centros universitários da defesa e outras corporações públicas e privadas mediante os acordos pertinentes.

Além disso, o centro desenvolve trabalhos de pesquisa sobre temas relacionados à Segurança e Defesa, impulsiona o estudo de novos conceitos doutrinários, contribui para fomentar e divulgar a Cultura de Segurança e Defesa e promove e desenvolve estudos, pesquisas e outras atividades ligadas à história militar.