Notícia
2025-12-10 11:49:00.0 - 2025-12-10 11:49:00.0 UTC +01:00Iberdrola inicia a construção de suas primeiras usinas fotovoltaicas na Comunidade Valenciana, na Espanha
A Iberdrola España, subsidiária do Grupo no país, iniciou a construção de suas duas primeiras usinas fotovoltaicas na Comunidade Valenciana, no leste da Espanha. Estes dois projetos de energia solar receberão um investimento de 252 milhões de euros e, juntos, terão uma capacidade instalada de 366 megawatts (MW), o que contribuirá para aumentar a autonomia energética da região.
As usinas Cofrentes I (184 MW) e Ayora 1 (182 MW), ambas localizadas na província de Valência, gerarão mais de 650.000 MW/h por ano de energia limpa, competitiva e de origem local, um volume capaz de atender aproximadamente 200 mil residências e evitar a emissão de 52 mil toneladas de CO2 por ano.
As instalações de Cofrentes I e Ayora 1 contam com diferentes projetos para promover a convivência com a biodiversidade. Também serão realizadas ações de compensação de áreas de habitats de interesse comunitário, o que possibilitará a recuperação de terrenos abandonados próximos às instalações. Estão previstas ainda plantações agroflorestais perimetrais, entre outras medidas, para garantir a integração paisagística das usinas fotovoltaicas.
Estas iniciativas fazem parte do Programa Convive, criado pela Iberdrola com o propósito de estabelecer um plano de melhoria contínua que reúna ações e parcerias voltadas à coexistência entre as energias renováveis, o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade.
Leia a notícia completa no Sala de comunicação da Iberdrola España.