Notícia

2022-01-18 07:58:00.0

A tecnologia Smart Solar possui conversores de alto desempenho com sensores e conectados que permitem o monitoramento on-line da instalação para otimizar sua gestão

Iberdrola instala os sistemas de autoconsumo solar da AkzoNobel na Espanha e na Alemanha

●    A AkzoNobel está trabalhando com a Iberdrola para instalar 2.600 painéis fotovoltaicos em seus centros de produção na Catalunha - Vallirana, Zona Franca e Villafranca del Penedés -, o que evitará a emissão de mais de 14.000 toneladas de CO2 na atmosfera nos próximos 25 anos. A empresa também contou com a companhia energética para desenvolver o autoconsumo em suas plantas de produção em Reutlingen e Hilden, na Alemanha..

●    Ambas as empresas estão avançando nos seus compromissos de promover a sustentabilidade e combater as mudanças climáticas com a instalação de sistemas fotovoltaicos de autoconsumo nos telhados dos centros de produção da empresa holandesa na Espanha e na Alemanha.

A AkzoNobel está consolidando na Espanha seu compromisso com a sustentabilidade e a otimização de recursos junto com a Iberdrola, que instalou 2.600 painéis fotovoltaicos nos centros da fabricante de tintas e revestimentos na Catalunha -Vallirana, Zona Franca e Villafranca del Penedés-. Esta instalação tem uma potência total de mais de 1.200 kW. Este sistema evitará a emissão de mais de 14.000 toneladas de CO2 para a atmosfera durante os próximos 25 anos e economizará o atual consumo de energia da empresa.

A AkzoNobel também contou com a Iberdrola para instalar sistemas de autoconsumo solar em suas fábricas na Alemanha, onde também optou pelo autoconsumo solar nos centros de produção de Reutlingen e Hilden, o que evitará a emissão de 2.300 toneladas de CO2 para a atmosfera nos próximos 25 anos.

A energia total gerada por essas instalações atingirá 13.600.000 kWh por ano, o equivalente ao consumo médio de mais de 5.000 residências. Além disso, esta iniciativa evitará a emissão de mais de 16.000 toneladas de CO2 para a atmosfera durante os próximos 25 anos.

Os módulos fotovoltaicos de última geração instalados são equipados com conversores de alto desempenho com sensores e conectados que permitem o monitoramento vía internet dos parâmetros fundamentais das instalações. A solução inteligente integrada fornece informações em tempo real sobre a energia consumida e produzida através de um aplicativo. 

Enquadrado em sua filosofia empresarial sustentável Pessoas. Planeta. Pintura, a AkzoNobel planeja estender este tipo de ação a outros centros do grupo, graças à eficiência, competitividade e cuidado com o meio ambiente que isso gera. Entre suas metas globais sustentáveis, a empresa de tintas e revestimentos pretende reduzir as emissões de carbono em 50%, persegue o objetivo de utilizar 100% de eletricidade renovável e pretende atingir zero resíduo não reutilizável até 2030.

Neste sentido, a Iberdrola se alinha com as prioridades da AkzoNobel para preservar o meio ambiente, com ambas as empresas colaborando assim em seus objetivos de acelerar a transição energética e contribuir para um modelo de desenvolvimento mais sustentável. 

Soluções de autoconsumo energético com as vantagens da digitalização

A eletrificação e a digitalização estão permitindo o desenvolvimento de um novo modelo energético que oferece soluções inteligentes. A Iberdrola possui o Smart Solar, uma solução completa e personalizada para a geração e consumo de energia fotovoltaica que permite economizar nas contas de eletricidade e inclui todas as vantagens da digitalização.

Esta solução inclui estudo e projeto personalizado, processamento administrativo, instalação, financiamento, assessoria de seguros, manutenção e monitoramento. Como todas as soluções inteligentes da Iberdrola, é possível verificar a energia produzida e consumida digitalmente em tempo real através da internet ou do aplicativo Iberdrola, e gerenciar a instalação de forma autônoma.

A competitividade do autoconsumo solar torna essas soluções ideais para casas unifamiliares, edifícios residenciais e indústrias e para o segmento agrícola, otimizando o consumo e melhorando a eficiência energética das instalações. Também contribui para a luta contra a mudança climática ao gerar e consumir energia renovável, livre de emissões de CO2.

O autoconsumo aumentou em grande parte devido à consciência ambiental de muitos cidadãos, ajudado por desenvolvimentos tecnológicos que reduziram significativamente os custos e por uma regulamentação que simplifica o processamento das instalações. Além disso, também estão sendo promovidas modalidades inovadoras como o autoconsumo compartilhado. Esta estrutura também contempla instalações com excedentes que são elegíveis para compensação, para que a energia que não é autoconsumida no momento em que é gerada possa ser alimentada à rede. 

A Iberdrola integrou a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas em sua estratégia, demonstrando que é possível combinar de forma eficaz o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio da biodiversidade e do meio ambiente.

Acesso a informação legal