Notícia

2022-06-10 01:00:00.0

Iberdrola assume participação na Basquevolt, empresa de baterias de estado sólido

  • O consórcio de investidores fundadores do projeto, promovido pelo Governo Basco, inclui a Iberdrola, CIE Automotive, Enagás, EIT InnoEnergy e CIC energiGUNE, cujo trabalho de pesquisa facilitou o desenvolvimento da iniciativa
  • O projeto prevê iniciar uma linha de produção em 4 anos, com um investimento de 700 milhões de euros e a criação de mais de 800 empregos diretos
  • A tecnologia da Basquevolt permitirá a implantação em massa do transporte elétrico, armazenamento estacionário de energia e dispositivos portáteis avançados

A Basquevolt, a iniciativa basca de baterias de estado sólido, iniciará a produção de células de bateria em 2027 com o objetivo de atingir a capacidade de 10GWh, após sua criação ter sido assinada hoje. Este é um dos principais objetivos estabelecidos nos estatutos da Basquevolt, que incluem como acionistas fundadores o Governo Basco, através do fundo de capital de risco Ezten, Iberdrola, CIE Automotive, Enagás, EIT InnoEnergy e CIC energiGUNE. 

Após dois anos de intenso trabalho e máxima discrição, a Basquevolt é agora uma realidade que tornará o País Basco uma referência europeia no desenvolvimento de baterias de estado sólido. 

A experiência das empresas que compõem o grupo inicial de investidores garante que a Basquevolt está em uma posição competitiva muito importante tanto na corrida de baterias, onde também existem importantes oportunidades de colaboração, quanto na indústria de armazenamento, que é fundamental para o progresso na transição de energia.

A Basquevolt inicia sua jornada para iniciar uma primeira linha de produção dentro de 4 anos, apoiada por um investimento de mais de 700 milhões de euros, e que será capaz de criar mais de 800 empregos diretos.

A primeira fase da Basquevolt será baseada no Parque Tecnológico de Álava, no Edifício Marie Curie (Albert Einstein, 35), localizado a apenas alguns metros da CIC energiGUNE. O centro, que oferecerá à Basquevolt seu apoio tecnológico, baseado em mais de 10 anos de trabalho de pesquisa na área de baterias de estado sólido, conta com uma equipe de pesquisadores liderada por Michel Armand - "pai" do eletrólito sólido polimérico -. Neste sentido, a tecnologia de Basquevolt se baseia no uso de um eletrólito composto patenteado pelo centro basco.

Os promotores da Basquevolt compreendem que as baterias de lítio eletrolítico líquido estão atingindo a maturidade e que o próximo avanço tecnológico para realmente desbloquear o verdadeiro potencial de armazenamento de energia deve vir do estado sólido. As metas iniciais da empresa são o desenvolvimento de células protótipo e uma linha de produção piloto em 2025, com a ambição de iniciar a produção em 2027. 

A tecnologia de baterias de estado sólido é a única tecnologia de baterias que atende aos requisitos mais exigentes do setor automotivo em termos de desempenho, razão pela qual está se tornando o foco estratégico da indústria automotiva. A vantagem das baterias de estado sólido sobre as baterias líquidas é que elas permitem melhor eficiência, maior vida útil e menor desgaste ao recarregar. Graças à sua base tecnológica, a Basquevolt tem como objetivo se tornar líder europeu em baterias de estado sólido.  

Especificamente, a Basquevolt visa desenvolver - de forma sustentável - os melhores materiais e células de bateria para permitir a implantação em massa do transporte elétrico, armazenamento estacionário de energia - incluindo hibridação com sistemas de hidrogênio-gás - e dispositivos portáteis avançados.

15 anos inovando com ‘start-ups’

A Iberdrola está fazendo este investimento através de seu programa internacional de start-up PERSEO. Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu mais de 100 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

O programa concentrou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes em todo o mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de quase 7.000 empresas empreendedoras. Este instrumento de investimento atualmente detém uma carteira de oito empresas.

Através do PERSEO, a Iberdrola realiza mais de 25 testes reais de tecnologias por ano, que servem como um primeiro passo para o estabelecimento de uma relação comercial ou partnership com start-ups. Além disso, nos últimos dois anos o grupo lançou um total de quatorze desafios nos quais participaram 700 start-ups.

Além da contribuição financeira, o apoio da PERSEO a estas empresas tem sido fundamental na definição de seus produtos e negócios, oferecendo-lhes seu conhecimento e acesso ao mercado da Iberdrola. Por outro lado, o trabalho realizado com as start-ups tem servido à nossa empresa como uma antena tecnológica para descobrir para onde nosso setor está se dirigindo.