Notícia

2022-10-11 09:29:00.0

Iberdrola lança campanha de informação ao cliente para reduzir o consumo e economizar nas contas de casa

  • Através de algoritmos inteligentes, a Iberdrola enviará 90 milhões de comunicações com conselhos personalizados para ajudar as pessoas a reduzir suas contas, mantendo o conforto
  • A empresa procura conscientizar a sociedade de que "a melhor energia para os clientes e para o planeta é aquela que não é consumida"

A Iberdrola lançou uma campanha para ajudar seus clientes a reduzir seu consumo de energia e ao mesmo tempo manter o conforto em suas casas. Com esta iniciativa, a empresa procura conscientizar a sociedade de que a melhor energia para os clientes e para o planeta é aquela que não é consumida, especialmente no atual contexto atual com os altos preços do gás.

Através desta campanha, a empresa espera enviar um total de 90 milhões de comunicações com conselhos personalizados de economia para seus mais de 11 milhões de clientes de eletricidade e gás na Espanha durante os meses de outono e inverno, quando o consumo de energia é maior devido às temperaturas mais baixas. A Iberdrola já divulgou seis milhões de comunicações e descobriu que os clientes que receberam estas notificações reduziram seu consumo em cerca de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

A empresa é capaz de enviar recomendações personalizadas graças a um algoritmo inteligente que estima o gasto de energia de eletrodomésticos, aquecimento e iluminação e o compara com o de outras residências com características similares, o que permite detectar hábitos de uso ineficientes. Os clientes recebem então informações individualizadas sobre o custo para sua conta, o desvio da média e uma estimativa da economia que pode ser obtida seguindo os conselhos de eficiência da Iberdrola. 

A maioria das comunicações será enviada através do aplicativo gratuito da Iberdrola, já que 60% de seus clientes são digitais. Entretanto, a empresa também divulgará estas dicas por e-mail e na fatura impressa para garantir que elas sejam recebidas por todos, especialmente as pessoas mais idosas.

A Iberdrola também criou um site específico com 50 dicas práticas para reduzir o consumo e as divulgará para toda a sociedade com mensagens nos meios de comunicação que, em mídia digital e impressa, são acompanhadas por um código QR com acesso direto a este site. O grupo lançou campanhas similares em outros países onde tem atividade comercial, como o Reino Unido e Portugal. 

Economia através da eficiência energética

Esta iniciativa para ajudar as residências a economizar em suas contas através da eficiência energética faz parte da campanha recentemente lançada pela empresa para promover o autoconsumo fotovoltaico através do Smart Solar

A instalação de um sistema solar de autoconsumo pode economizar até 70% nas contas anuais de energia das famílias. Esta economia é produzida de três maneiras: a energia produzida pela instalação que o usuário não tem que comprar, a compensação pela energia excedente não consumida, que é alimentada na rede, e a economia devido a impostos mais baixos.

Além disso, esta campanha incorpora a novidade de que no caso de ainda haver excedentes após compensar 100% da conta com a energia alimentada na rede, os autoconsumidores da Iberdrola poderão desviá-los para o consumo em outra residência.

A Iberdrola colocou o autoconsumo à disposição de qualquer cliente, quer tenham ou não seu próprio telhado. Na Espanha, mais de dois terços da população vivem em prédios altos. Para cobrir este segmento, em 2019 a empresa lançou suas Comunidades Solares, através das quais vários usuários podem compartilhar sua própria energia 100% renovável de uma mesma instalação fotovoltaica. 

O desenvolvimento de soluções inteligentes é uma das linhas estratégicas do grupo Iberdrola, que espera alcançar 40 milhões de contratos com clientes no mundo inteiro até 2025 com serviços como armazenamento de energia, bombas de calor e mobilidade elétrica, além do autoconsumo.