Notícia

2020-09-15 00:00:00.0

As propostas da iniciativa desenvolvida pela sua Fundação na Espanha poderão ser apresentadas até o dia 22 de setembro

Iberdrola lança sua convocatória de Ajudas Sociais para apoiar grupos sociais vulneráveis devido à Covid-19, à qual destinará mais de um milhão de euros

  • Os projetos deverão focar na luta contra a pobreza infantil, exclusão social, assim como na ajuda para uma educação inclusiva, na saúde e na mulher
  • Ao longo de uma década a Fundação Iberdrola España promoveu mais de 400 iniciativas e beneficiou um total de 375.000 pessoas na Espanha

A Iberdrola abriu a convocatória de seu Programa Social 2021, até o dia 22 de setembro, neste ano focada em contribuir para mitigar o impacto negativo após a Covid-19 nas pessoas mais vulneráveis, priorizando o apoio à infância e às mulheres, assim como às famílias mais afetadas pelas consequências da crise econômica decorrente da pandemia.

A iniciativa, com um orçamento de mais de um milhão de euros, destina-se a entidades privadas sem fins lucrativos declaradas de utilidade pública, e que tenham objetivos de interesse social com sede e atividades na Espanha.

Dadas as circunstâncias inéditas e excepcionais, e seguindo as recomendações dos especialistas no âmbito da Covid-19, a convocatória realizada pela Fundação Iberdrola España abrange cinco linhas de trabalho para promover projetos de colaboração com entidades sociais:

  • Pobreza infantil: apoio integral às residências com baixa renda ou desemprego para satisfazer as necessidades básicas da vida cotidiana e garantir, sobretudo, uma alimentação nutritiva essencial;
  • Educação inclusiva: contribuir para reduzir a desigualdade educacional e incentivar o apoio escolar telemático ou modelos educacionais seguros, assim como estimular alternativas para o lazer e tempo livre seguro, que incluam a conscientização para promover as medidas de higiene e distanciamento social adequados para a infância e juventude.
  • Inclusão social: apoio especial à infância e juventude com deficiências, através da inovação dos centros ocupacionais e da promoção das capacidades, visando garantir sua autonomia pessoal e proporcionando alívio familiar.
  • Saúde e bem-estar: ajudar as famílias mais vulneráveis e apoiar o acompanhamento de pessoas vulneráveis e doentes graves, assim como jovens em tratamento de dependências.
  • Apoio às mulheres: contribuir para acabar com qualquer forma de discriminação contra as mulheres (em todas as faixas etárias), tomando como base as oportunidades de acesso à educação e ao mercado de trabalho. Atendimento às mulheres que sofrem assédio e violência de gênero agravada no contexto da crise sanitária, econômica e social atual.

A Fundação Iberdrola España selecionará cerca de 30 projetos que deverão estar alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, seguindo o exemplo colaborativo proposto pelas Nações Unidas de incentivar parcerias com vários agentes, de acordo com o estabelecido no Objetivo 17.

As entidades solicitantes poderão apresentar suas propostas até o dia 22 de setembro, mediante formulário online disponível no site da fundação (www.fundacioniberdrolaespana.org), onde também poderão consultar o regulamento da convocatória. A previsão é que a referida convocatória seja decidida no mês de novembro e que os projetos possam ser executados durante os 12 meses de 2021.


Comprometida com a sociedade

A Iberdrola, através de seu Programa Social de sua fundação na Espanha, já destinou mais de 10 milhões de euros a iniciativas sociais na Espanha, beneficiando um total de 375.000 pessoas. Desde o lançamento desse plano em 2010, a companhia promoveu mais de 400 projetos em colaboração com uma centena de entidades sociais, contribuindo na luta contra a pobreza infantil, no apoio escolar e na inserção social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. O Programa Social permitiu criar 1.300 postos de trabalho e teve a participação de 2.250 voluntários.

A Fundação Iberdrola também concentra suas atividades nas áreas de formação e pesquisa em energia através de programas de bolsas; no âmbito da biodiversidade, com projetos em defesa do meio ambiente; e no desenvolvimento cultural, com foco na conservação e manutenção da riqueza cultural e artística da Espanha.

Acesso a informação legal