Notícia

2023-03-23 10:35:00.0

Lançamos o Mês do Acionista 2023

  • A empresa inaugura um espaço virtual com quatro salas temáticas: meio ambiente, governança, social e financeira
  • A empresa também oferece uma experiência virtual, na qual é possível criar um avatar personalizado, interagir e acompanhar a Assembleia

Em seu compromisso por uma Assembleia mais inovadora e sustentável, a Iberdrola inaugura o Mês do Acionista. Trata-se de um espaço interativo com quatro salas temáticas relacionadas com meio ambiente, governança, aspectos sociais e financeiros. Disponível através do site corporativo, inclui, entre outras coisas, entrevistas, relatórios e pílulas de informação.

Mais uma vez, a empresa é uma referência em facilitar o acompanhamento e a participação dos acionistas não apenas de forma presencial, mas também através dos principais canais digitais e dos aplicativos de celular mais convenientes e úteis para os acionistas. Portanto, a partir desta área é possível acessar o Portal de Participação de Acionistas, assim como acompanhar o evento ao vivo no dia 28 de abril. Todas as informações sobre a Assembleia também estão disponíveis, e desde essa área também é possível acessar o Escritório do Acionista.

Este espaço também conta com informações detalhadas sobre a coleção de arte da Iberdrola. Através de suas obras, a empresa visa contribuir para a promoção, conservação e divulgação do patrimônio e do ecossistema artístico nos países em que está presente. 

Uma nova experiência virtual

A companhia elétrica está mais uma vez na vanguarda da inovação e durante o Mês do Acionista lança um novo espaço interativo (experienciavirtual.iberdrola.com) onde os usuários podem criar seu próprio avatar personalizado, reagir com emoticons e participar de iniciativas de gamificação.

Graças à implementação desta tecnologia, o acionista está imerso em um ambiente que elimina as barreiras entre o real e o virtual. O usuário poderá caminhar pelo mundo virtual da Iberdrola e, através de vídeos 360º, conhecer os projetos mais inovadores da empresa e a situação atual da transição energética. 

Os acionistas também podem certificar sua participação via blockchain. Qualquer acionista que participe através do portal Iberdrola (www.iberdrola.com) pode verificar se seu voto, procuração ou comparecimento está corretamente registrado na rede da blockchain, de forma segura e inalterável, e está criptografado, garantindo a confidencialidade, rastreabilidade e imutabilidade dos dados registrados. Os acionistas podem consultar desde o momento do registro de sua participação até um mês após a realização da Assembleia Geral.

O Blockchain também certificará os procuradores e os votos dos acionistas que compareçam aos pontos de atendimento presencial. Com os totens instalados nesses locais, que já foram utilizados em reuniões anteriores da Iberdrola, os acionistas simplesmente precisarão digitalizar sua identidade para serem credenciados e participar através da web.


Essas iniciativas fazem parte de uma longa trajetória de inovação e participação dos acionistas:

  • Desde 2012, a Iberdrola mantém aberto o canal interativo OLA - On Line Acionistas, que funciona como uma "assembleia permanente" onde as consultas dos acionistas são respondidas durante os 365 dias do ano.
  • Em 2015, a Iberdrola foi pioneira na realização do Dia do Acionista, cujo objetivo era enquadrar a Assembleia Geral de Acionistas e outras atividades através das quais os acionistas pudessem conhecer em primeira mão os projetos do Grupo Iberdrola em um diálogo direto e bidirecional com seus diretores. 
  • Na mesma linha, a Iberdrola transformou o tradicional Dia do Acionista em Semana do Acionista, que foi apresentado em 2022 em um formato virtual. A duração e o conteúdo desta experiência virtual estão agora sendo estendidos através do Mês do Acionista. 
Canais abertos para a participação na Assembleia

A empresa implantou uma ampla gama de canais de participação: os acionistas que receberem o cartão de delegação e o Boletim de Voto à Distância da empresa poderão abrir um código QR personalizado para entrar no votojunta.iberdrola.com e votar de forma rápida e fácil. Caso utilizem os cartões enviados pelas entidades depositárias, poderão acessar este mesmo link com sua assinatura eletrônica ou simplesmente com seu número de ações ou sua senha do Clube de Acionistas OLA. Ao mesmo tempo, foi criado o endereço de e-mail Junta2023@iberdrola.es para os acionistas que preferem enviar seus cartões assinados através deste canal.   

Outra opção é exercer o direito de voto por telefone, ligando para o número gratuito 900 100 019, ou utilizar o serviço postal tradicional, enviando o cartão assinado para a caixa postal 1.113, 48080 Bilbao.

A Iberdrola é a primeira empresa espanhola a permitir que seus acionistas exerçam seus direitos de voto através de sistemas de mensagens instantâneas. Para votar através deste canal, os titulares de ações simplesmente terão que enviar uma imagem de seu Boletim de Voto à Distância assinado por WhatsApp (para o número +34 639 000 639) ou por Telegram (para a conta da Assembleia Iberdrola).

Além disso, a empresa coloca à disposição dos acionistas seus pontos de atendimento presencial em Bilbao, Madri, Valência, Valladolid e Zaragoza. Em todos eles, será possível delegar, votar e retirar um brinde por participar do dia 19 de abril até o dia 27 do mesmo mês.

Todos os acionistas que desejarem exercer seus direitos de representação ou voto à distância devem solicitá-lo através de um dos canais acima mencionados antes das 24:00 do dia 27 de abril, véspera da Assembleia Geral.

Os acionistas e representantes que desejarem comparecer de forma virtual devem se registrar entre 08:00 e 10:15 da manhã do dia 28 de abril (data prevista para a Assembleia). Para acelerar seu registro no dia da Assembleia, é possível se inscrever com antecedência através do Portal de Participação no site durante os cinco dias anteriores à Assembleia, ou seja, a partir de 23 de abril. Aqueles que preferem participar pessoalmente devem reservar um assento através do Escritório de Acionistas ou do site antes das 10:15 do dia da Assembleia.