Notícia Volver

22/07/2022

Iberdrola lança seu novo site reforçando sua liderança global na transição energética

  • Os canais digitais estão adaptados à realidade internacional do grupo e ao seu compromisso com as energias renováveis e a inovação
  • Com o redesenho de seu site corporativo, a empresa coloca o usuário em primeiro lugar e facilita a navegação e o acesso às informações mais relevantes

A Iberdrola renova seu site corporativo e dá mais um passo adiante em seu modelo global de transformação digital para adaptar este canal de comunicação aos interesses de suas centenas de milhares de visitantes internacionais, razão pela qual o site modula os conteúdos e as mensagens nos três idiomas: espanhol, inglês e português.

Com o objetivo de melhorar e evoluir sua presença on-line, o novo design é um verdadeiro avanço em termos de experiência do usuário, já que se trata de um espaço mais acessível, próximo e útil. 

Foi definida uma nova estrutura narrativa clara e inovadora, priorizando critérios ESG - ambientais, sociais e de governança - e facilitando o acesso às informações mais relevantes. A navegação é mais intuitiva e capaz de se adaptar a qualquer dispositivo, otimizando assim a experiência do usuário tanto a nível nacional como internacional.

O novo site corporativo prioriza o material gráfico para transmitir informações de forma direta e atraente. A inclusão de novos infográficos animados permite um espaço mais interativo em que o usuário necessita apenas alguns cliques para saber mais sobre energia limpa, assim como a atividade da Iberdrola, uma referência internacional no setor de energia.

Facilitar o acesso à informação para os diferentes grupos de interesse tem sido uma das prioridades do projeto. Por este motivo, o redesenho também contempla uma distribuição de conteúdo, a partir da página inicial, que ajuda o usuário a acessar de maneira mais rápida as notícias da Iberdrola e seu papel como líder mundial em inovação e energias renováveis. 

O papel da Iberdrola como referência em energias renováveis

O site destaca o papel da Iberdrola como protagonista fundamental nos principais mercados mundiais e como referência em energia eólica offshore e onshore, hidrogênio verde, energia fotovoltaica, autoconsumo, mobilidade elétrica e redes inteligentes, entre outros. Tudo isso com uma estratégia de produção de conteúdo alinhada com os critérios ESG, uma base dos valores da Iberdrola. 

O site incorporará novas funcionalidades, tais como um espaço preferencial para a agenda de eventos corporativos da empresa, que incluirá os marcos nos quais a Iberdrola desempenha um papel fundamental, as principais instalações e projetos da empresa como reflexo de sua inovação, seu propósito e sua contribuição social, e o papel essencial dos funcionários e Stakeholders.

Novo CMS e reforço do SEO

Iberdrola.com é o primeiro site corporativo do grupo energético a utilizar Liferay, um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, na sua sigla em inglês Content Management System) que otimiza as publicações, garante a qualidade e a atualização do conteúdo e melhora os tempos de publicação. Sua flexibilidade permite que o site se adapte a um ambiente digital inovador e em constante mudança que atende às necessidades de informação e multimídia. A plataforma também tem medidas de segurança avançadas para garantir a estabilidade do serviço e personalizar as experiências digitais de um público global.

Ao longo do processo de implementação do Liferay e no redesenho, a análise e aplicação das melhores práticas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) também foi fundamental para conseguir uma maior visibilidade no Google dos principais pilares de comunicação da Iberdrola, levando em conta os interesses do público e também iniciando um processo de adaptação de conteúdo por região. 

Além disso, o desenvolvimento do site foi baseado no cumprimento das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.1 estabelecidas pelo W3C (World Wide Web Consortium). A Iberdrola reafirma assim seu compromisso de promover a acessibilidade em seu site corporativo para que todos possam acessá-lo, e recentemente obteve o certificado Double A das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.1 da Web Accesibility Initiative (WAI) World Wide Web Consortium para os conteúdos relacionados à Assembleia Geral de Acionistas.

O projeto foi realizado em colaboração com a empresa de transformação digital e comunicação Prodigioso Volcán, que realizou a conceitualização e colaborou diretamente na execução do novo projeto. Com profundas mudanças, tanto em termos de design quanto na esfera mais técnica e funcional, a Iberdrola está renovando sua identidade visual e sua presença no ambiente digital.