Notícia

2020-04-21 22:00:00.0

‘Voluntários contra a COVID’ faz parte do seu plano de ação global contra o coronavírus

A Iberdrola mobiliza 1.000 voluntários em iniciativas sociais contra a COVID na Espanha

  • No âmbito de suas atividades de voluntariado, a Companhia implementou mais de 20 iniciativas para que os funcionários, de maneira altruísta e desde suas casas, colaborem em projetos contra o coronavírus
  • Entre as atuações, estão a fabricação de materiais de proteção - entre eles, 5.000 máscaras acessíveis para pessoas surdas -, a correspondência virtual com idosos em casas de repouso, um ‘contador de histórias’ para crianças e adultos com deficiências intelectuais e a doação econômica para grupos sociais em situação de exclusão

Desde que foi decretado o estado de alarme provocado pela pandemia do coronavírus, a Iberdrola mobilizou 1.000 funcionários em iniciativas de voluntariado na Espanha. Com a campanha ‘Voluntários contra a COVID’, estes voluntários, de maneira altruísta e desde suas casas, colaboram em mais de 20 projetos para ajudar a enfrentar a crise de saúde.

Desde há algumas semanas, um significativo grupo de funcionários colabora em iniciativas destinadas à fabricação de materiais de proteção, acompanhamento e apoio aos grupos sociais mais vulneráveis nesta crise, como é o caso dos idosos e pessoas com deficiências, e doações econômicas entre coletivos em situação de exclusão.

Entre as atuações, estão a fabricação de máscaras - algumas delas muito especiais, para pessoas surdas - e máscaras protetoras feitas com impressoras 3D, a organização de correspondência virtual entre voluntários e idosos em casas de repouso, a doação de dispositivos eletrônicos, o acompanhamento telefônico para pessoas com deficiências ou doenças mentais e um ‘contador de histórias’ para crianças e adultos com deficiências intelectuais.


Emergência de saúde: fabricação de máscaras faciais 

Em colaboração com a Fundación para el Fomento del Desarrollo y la Integración (FDI), a Iberdrola implementou um projeto inclusivo para a fabricação de máscaras acessíveis para pessoas surdas, que permitem a leitura lábio-facial e, desta forma, a comunicação. A Companhia envia packs a 150 voluntários com o material e as instruções para confecção e, uma vez elaboradas, são repartidas entre a população de surdos através das diferentes federações. Com este programa, a empresa espera fornecer um total de 5.000 máscaras.

No âmbito da saúde, a Companhia também organizou e apoiou uma rede interna de voluntários para fabricar máscaras protetoras com impressoras 3D e máscaras faciais que foram distribuídas em hospitais, casas de repouso e residências para pessoas com deficiências intelectuais.

Link a imagens: Vídeo tutorial de voluntária da Iberdrola sobre elaboração de máscaras faciais e vídeo de voluntário da Iberdrola sobre fabricação de viseiras protetoras com impressoras 3D.


Acompanhamento de idosos e pessoas com deficiências, os mais vulneráveis

As iniciativas também estão pensadas para apoiar idosos e pessoas com deficiências intelectuais, dois dos coletivos mais afetados pela situação de confinamento.

A iniciativa Sorrisos contra o coronavírus, criada pela fundação FDI e pela organização Voluntariado y Estrategia, tem como objetivo combater a solidão das pessoas idosas que estão em casas de repouso e não podem receber visitas de seus familiares. O funcionamento do projeto, que já tem a participação de cerca de 450 voluntários da Iberdrola, consiste em estabelecer uma correspondência virtual entre os voluntários e os residentes.

Os funcionários da Iberdrola também estão doando dispositivos eletrônicos para que as pessoas idosas e isoladas em hospitais e casas de repouso possam contatar com seus familiares.

Entre as linhas de ação com pessoas com deficiências intelectuais e/ou doenças mentais, está o acompanhamento telefônico. Esta iniciativa, que já conta com mais de 25 funcionários, é realizada com diferentes entidades como a Fundação Adecco e a Fundação Juan XXIII e consiste em conversações telefônicas diárias com pessoas com deficiências intelectuais e/ou doenças mentais que precisem de acompanhamento pessoal durante a crise de saúde.


Contador de histórias e doações à organização Aldeas Infantiles

Outra iniciativa inovadora é a de ‘contador de histórias’, organizada para crianças e adultos com deficiências intelectuais, seguindo as diretrizes da leitura fácil. Com esta técnica de redação de textos simples para pessoas com dificuldades de compreensão de leitura, os voluntários gravam vídeos lendo estas obras infantis adaptadas, ajudando assim as famílias das pessoas com deficiências.

Além destas iniciativas, os colaboradores da Iberdrola, junto com suas famílias, estão enviando mensagens, desenhos e cartas de ânimo e agradecimento ao pessoal de saúde que está enfrentando a crise nos diferentes hospitais e centros de saúde da Espanha.

A Iberdrola também implementou uma campanha de doação entre seu pessoal, através da organização Aldeas Infantiles, dirigida às famílias mais desfavorecidas e responsáveis de menores de idade. As doações econômicas, que já totalizam 20.000 euros, se transformam em vales de comida para este grupo social.


Plano de ação global contra o coronavírus COVID-19

As iniciativas de voluntariado da Iberdrola fazem parte do plano de ação global implementado pela Iberdrola contra o coronavírus COVID-19. A Companhia tem como objetivo garantir a manutenção e a qualidade do fornecimento neste contexto e dar respostas às necessidades de seus stakeholders.

Neste contexto, se enquadra, por exemplo, a doação de material de saúde por um valor de cerca de 25 milhões de euros, o reforço energético de infraestruturas essenciais, como é o caso de hospitais e instalações adaptadas para situações médicas, assim como a realização de medidas dirigidas aos clientes mais vulneráveis desta crise.

Acesso a informação legal