Notícia

2020-11-20 00:00:00.0

Iberdrola e Porsche se unem para promover a recarga ultrarrápida de veículo elétrico na Espanha

  • A companhia energética instalará em dois anos 35 estações de recarga Premium, sob a denominação Porsche Iberdrola High Power Charging Network, com os carregadores mais potentes do mercado, de 150 kW e de 350 kW, compatíveis com o Porsche Taycan
  • Dessa forma, a Iberdrola avança na implantação de seu ambicioso plano de mobilidade sustentável, que prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e na via pública nos próximos cinco anos

Iberdrola e Porsche decidiram unir estratégias para promover a eletrificação do transporte, com um acordo de colaboração para incentivar a implantação da recarga ultrarrápida na Espanha.

Com base nesse acordo, a Iberdrola instalará 35 estações Premium, que se chamarão Porsche Iberdrola High Power Charging Network, com os carregadores mais potentes do mercado, de 150 kW e 350 kW, compatíveis com os veículos Porsche Taycan.

Vinte das estações entrarão em funcionamento no próximo ano e as demais em 2022. Cada uma das Porsche Iberdrola High Power Charging Network terá entre seis e oito carregadores, dois de até 350 kW de potência e as demais entre 150 kW e 50 kW. Dessa forma, um Porsche Taycan poderá carregar 80% da capacidade de sua bateria em pouco mais de vinte minutos, ou seja, em apenas 5 minutos terá um extra de energia suficiente para percorrer outros 100 quilômetros.

Os clientes da Porsche poderão carregar seus veículos elétricos nessas estações com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração limpa, que contam com certificados de Garantia de Origem renovável (GdOs).

A parceria entre ambas as empresas para promover a mobilidade sustentável permitirá que os clientes da Porsche disponham de 6 meses de recarga gratuita, não só nas novas estações Premium, mas também na rede de pontos de recarga em via pública que a Iberdrola está instalando na Espanha.

“O acordo mostra a ambição de nossa estratégia de eletrificação do transporte e constata a necessidade de continuar colaborando com todos os agentes do setor para dar conta dos desafios de uma mobilidade baseada em energia limpa e sem emissões de CO2”, explica Raquel Blanco, diretora global de Smart Mobility da Iberdrola. “A parceria com a Porsche Ibérica também nos situa em uma posição privilegiada para oferecer soluções de carga ultrarrápida. 

“A Porsche voltou a demonstrar seu compromisso com a mobilidade elétrica”, comenta Tomás Villén, diretor-geral da Porsche Ibérica. “Queremos liderar o processo de transição, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento das infraestruturas. Há alguns anos, chegamos a um acordo com outros fabricantes para montar a Ionity, a maior rede de recarga rápida europeia, que está crescendo ano após ano. E agora, em virtude dessa colaboração com a Iberdrola, vamos dotar as principais estradas interurbanas da Espanha com suficientes pontos de recarga para que as viagens de longa distância não representem um inconveniente em um carro elétrico”.

Os pontos de recarga elétrica das estações Porsche Iberdrola High Power Charging Network estarão disponíveis no aplicativo móvel ‘Recarga Pública Iberdrola’, o único App que traz informações comprovadas de todos os carregadores de veículos elétricos em funcionamento na Espanha, tanto da Iberdrola quanto das demais operadoras. O App permite geolocalizar o carregador e se pode reservar e pagar com o celular.


Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte através de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde.

A Companhia está implantando um plano de mobilidade sustentável, com um investimento de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como em via urbana, em cidades e nas principais rodovias nos próximos cinco anos. A aposta na implantação de estações de alta eficiência se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW), a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus Negócios na Espanha e no Reino Unido a 2030.

Acesso a informação legal